Bot no WhatsApp quer conscientizar empresas sobre termos capacitistas

Desenvolvido pela Take Blip e Meta, bot conta com termos capacitistas relacionados à deficiência auditiva, visual, motora e neuro diversas

Author Photo
2:20 pm - 16 de outubro de 2022

A Take Blip, em parceria com a Meta, lançou um bot conversacional no WhatsApp voltado às práticas de inclusão. Batizado de ConverGente, o bot foi criado com o objetivo de estimular empresas e pessoas a removerem discursos capacitistas de suas culturas organizacionais.

Entre exemplos de expressões capacitistas estão “que mancada”, “fingir demência”, “não tenho braço para isso”, entre outras.

Segundo a TakeBlip, o bot conta com cerca de 30 termos capacitistas relacionados à deficiência auditiva, visual, motora e neuro diversas. O bot ainda explica o significado negativo destes termos e apresenta opções anti-capacitistas que devem passar a ser utilizadas.

Leia também: Curso gratuito vai capacitar desenvolvedores com deficiência

“Desenvolvemos o ConverGente para que as empresas adaptem seus discursos de forma diversa, levando em consideração o respeito e abolindo termos e culturas capacitistas, reforçando um movimento de mudança social”, diz Daniel Costa, Chairman & Head of People da Take Blip. “Ficamos contentes da Meta ter nos convidado a desenvolver o bot ConverGente e, juntos, darmos início a uma transformação com foco na acessibilidade digital.”

Para acessar o ConverGente, basta clicar neste link ou enviar uma mensagem para o número +55 31 99830-2751 e iniciar a conversa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.