Uma relação simbiótica: como a IA pode liberar o poder das equipes de dados

Os profissionais de dados são cruciais para todas as estratégias de IA, responsáveis por alimentar os modelos com informações governadas

Author Photo
9:30 am - 02 de abril de 2024
dados coletados IA Imagem: Shutterstock

Pode ser bastante difícil acompanhar as últimas tendências de Inteligência Artificial (IA), quanto mais colocá-las em prática. Mas, com o surgimento de padrões regulatórios, como a Ordem Executiva de IA do Presidente americano Joe Biden ou a Declaração de Bletchley, do Reino Unido, sobre Segurança de IA, essa desculpa pode não ser suficiente por muito mais tempo. Uma estrutura mais clara sobre como a IA é governada fornece às empresas a oportunidade de implementá-la, desde que as bases de dados estejam prontas para isso.

Como resultado, os líderes de negócios estão pressionando suas empresas, pedindo que demonstrem rapidamente o valor da IA. E são as equipes de dados que estão à frente disso. Os profissionais de dados são cruciais para todas as estratégias de IA, responsáveis por alimentar os modelos com informações governadas e garantir que eles sejam impactantes e éticos. Isso não é uma tarefa simples.

Leia mais: 7 áreas da TI mais demandadas com o boom da inteligência artificial 

Felizmente, a relação entre as equipes de dados e a IA é simbiótica. Os profissionais de dados podem supervisionar as informações que informam a IA, mas, em meio à pressão para realizar seu potencial, a IA também pode ajudá-las a extrair o máximo de valor dos dados.

Aprimorando os processos de dados com IA

A esta altura, já sabemos que há um valor latente no volume sem precedentes de dados disponíveis para as organizações. Mas a IA pode desempenhar um papel importante no aprimoramento dos processos analíticos, para que esse valor possa ser percebido.

Além da velocidade de análise que costuma ser associada à IA, um de seus benefícios mais relevantes – principalmente em uma economia turbulenta – é criar modelos preditivos que permitam às empresas antecipar tendências e resultados futuros. No setor de saúde, as organizações coletam dados de cada interação com o paciente e de cada teste de diagnóstico, muitos dos quais são para prever pontos de pressão e o fluxo de pacientes entre os departamentos para atender à demanda e oferecer o melhor atendimento.

Isso nos leva ao principal benefício da IA para as equipes de dados: descobrir respostas para perguntas que você não sabia que tinha. Além de analisar grandes volumes de informações, ela pode identificar instantaneamente relacionamentos, padrões e anomalias em conjuntos de dados. Isso significa que os usuários corporativos e os analistas não precisam de habilidades em nível de um cientista de dados para obter o máximo valor deles.

Mas isso não é tão fácil quanto “simplesmente adotar” a IA; as equipes de dados estarão muito cientes dos desafios associados à sua introdução em processos testados e confiáveis, mesmo que eles possam ser melhorados. Testes cuidadosos e conformidade regulatória são cruciais para estabelecer a base de dados para a adoção da IA, para atingir o equilíbrio certo entre risco e inovação.

Fazendo a IA funcionar para as equipes de dados

Com uma compreensão dos benefícios e das considerações para os profissionais de dados que buscam aprimorar os processos de analytics com IA, conversamos com profissionais de dados de todo o mundo para identificar como eles podem colocar em prática técnicas tangíveis de IA. Aqui estão alguns conselhos desses profissionais de dados sobre como maximizar o valor da IA – e comprová-lo:

– Encontre primeiro os ganhos mais rápidos: Apesar das possíveis aplicações da IA para gerenciar dados não estruturados, os ganhos mais rápidos ainda residem nas informações estruturadas. Esses conjuntos de dados são familiares às organizações, o que significa que são limpos, confiáveis e representam uma base de baixo risco para testar técnicas de IA mais sofisticadas.

– Identifique um desafio para medir o impacto: A IA provavelmente terá um impacto significativo, mas é importante garantir que ela esteja vinculada a um caso de uso específico para que haja um retorno demonstrável. Brincar com a tecnologia só o levará até certo ponto. As iniciativas e os investimentos em IA, muitas vezes conduzidos pelas equipes de dados responsáveis pelo gerenciamento dos modelos, devem ter um desafio específico em mente para que os benefícios possam ser comprovados.

– Não se esqueça de seu público: O uso de IA para processos de dados não garante que eles causarão impacto nos negócios. A análise aprimorada não significa nada se não puder ser transmitida claramente aos tomadores de decisão. É importante envolver os consumidores dessas informações no processo, desde a criação do modelo de IA até a forma como os insights devem ser fornecidos. Com muita frequência, os modelos inovadores não são utilizados porque são implementados de uma forma que não ajuda o usuário final dos dados.

– Reduza os riscos com a integração de dados: A integração e a governança de dados continuam sendo uma parte vital de qualquer novo processo introduzido de IA. A Inteligência Artificial também exige uma abordagem mais flexível para o gerenciamento de dados, dada a rapidez com que um influxo de novas entradas de dados pode chegar para alterar um modelo. As organizações devem criar uma fonte de dados sólida, governada e confiável para fornecer suporte aos processos atuais de dados e analytics e sobre a qual criar técnicas novas e orientadas por IA.

– Vá em frente e faça experimentos: Manter a governança e a segurança robustas dos dados não deve impedir que as equipes de dados façam experiências com IA. Comece definindo objetivos claros, garantindo que os dados sejam devidamente anonimizados e introduzindo provas de conceito em conjunto com o departamento de TI. Interromper os processos existentes não é fácil, mas esse é mais um motivo para começar a fazer experimentos agora.

Com a ajuda da IA, as equipes de dados podem extrair essas informações melhor e mais rapidamente do que nunca. Talvez sejam os aplicativos voltados para o cliente que ocupem as manchetes, mas não é possível tê-los sem antes otimizar o uso de dados entre as equipes internas. Como acontece com todas as novas tecnologias, a introdução da IA em processos estabelecidos virá acompanhada de alguma especulação sobre seu impacto. Isso pode ser exponencial se for aplicado aos processos de dados principais que sustentam a IA.

O potencial oculto nos dados comerciais torna a IA uma aliada inegociável para muitos, mas a adoção é uma jornada. Para maximizar seu potencial, as equipes de dados devem começar aos poucos, fazer testes iterativos e aprender continuamente, com um compromisso com práticas éticas e responsáveis. E, acima de tudo, se você ainda não o fez, comece!

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Nick Magnuson

Head de Inteligência Artificial da Qlik.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.