7 áreas da TI mais demandadas com o boom da inteligência artificial
Especialista diz que profissionais precisarão ser mais capacitados para lidar com o aumento na procura por soluções ligadas à IA
A utilização crescente de inteligência artificial nas empresas está impactando também os empregos, inclusive na própria área de TI. Segundo Elis Hernandes, diretora de desenvolvimento da Monitora Soluções Tecnológicas, o entendimento da linguagem da programação e sobre como funcionam Machine Learning e IA generativa, além de conceitos matemáticos e de redes neurais, serão necessários para atuar com IA.
“Basicamente é necessário compreender o que é de fato a inteligência artificial, escolher uma ramificação e estudar constantemente”, diz a especialista. “Nas pesquisas que temos, em tendências de mercado, a utilização da IA será utilizada cada vez no desenvolvimento de softwares.”
Leia também: GenAI é o principal investimento em tecnologia para fabricantes, segundo estudo
Ela alerta, no entanto, que a automação crescente não dispensa a necessidade de ter profissionais humanos revisando e validando o trabalho.
Elis também lista sete áreas dentro da TI que poderão ser mais demandadas com a procura cada vez maior por inteligência artificial.
- Visão computacional e reconhecimento de padrões
O especialista em IA pode trabalhar no desenvolvimento da análise, interpretação e extração de informações relevantes para que decisões possam ser tomadas por meio do desenvolvimento de algoritmos e sistemas que permitam os computadores e realizarem tais ações. Reconhecimento facial, identificação de objetos e diagnósticos médicos por imagem são algumas dessas possibilidades.
- Ciência de dados e análise preditiva
Quem atua em IA pode focar na análise preditiva, que se trata do processo de uso de dados para prever resultados futuros. O processo utiliza a análise de informações, machine learning e modelos estatísticos para achar padrões que possam prever possíveis resultados, e assim tornar as decisões mais assertivas.
- Ética e responsabilidade
Profissionais da área de TI também podem focar em questões ligadas ao conjunto de princípios e valores que guiam o desenvolvimento, o uso e a implantação da IA. A criação de comitês internos ou a consultoria de profissionais do ramo são algumas das opções.
Uma das maiores tarefas é garantir que as soluções desenvolvidas sejam justas e não reforcem preconceitos ou discriminações.
- Desenvolvimento de aplicações específicas
Especialistas em inteligência artificial podem se concentrar no desenvolvimento de aplicações específicas para setores verticais, como saúde (diagnóstico médico assistido por IA), finanças (análise de risco de crédito), manufatura (manufatura inteligente), entre outros.
- Engenharia de dados e arquitetura de sistemas
Quem atua nesse segmento é focado em projetar e construir infraestruturas que suportem a coleta, armazenamento e processamento de grandes volumes de dados para aplicações de IA. Isso tudo por meio de dados escaláveis e eficientes.
- Robótica e automação inteligente
Especialistas nessa área atuam no desenvolvimento de sistemas robóticos e de automação inteligente, softwares que consegue executar tarefas repetitivas com eficiência inigualável. Nesses ramos, a IA é utilizada para permitir que robôs e outros tipos de sistemas autônomos tomem decisões e se comportem de forma adaptativa, considerando ambientes complexos.
Porém também pode ser usada para processar documentos, como exemplo, encontrar determinada informação como valor ou impostos em um grande volume de notas fiscais de diferentes fornecedores.
- Processamento de linguagem natural
Por fim, profissionais de TI podem se concentrar em desenvolver algoritmos que permitam a compreensão por parte dos computadores e que interpretem e gerem a linguagem humana de uma maneira mais natural. Por exemplo, chatbots, tradução automática etc.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!