GenAI é o principal investimento em tecnologia para fabricantes, segundo estudo
Relatório do estado global da produção inteligente revela o impacto das tecnologias emergentes na abordagem dos desafios de força de trabalho
A Rockwell Automation anunciou os resultados do 9° Estudo anual do estado da produção inteligente. A pesquisa global entrevistou mais de 1.500 fabricantes em 17 dos principais países produtores.
O relatório deste ano revela um foco no aproveitamento de tecnologias novas e emergentes para criar resiliência, melhorar a qualidade, maximizar o potencial do pessoal e impulsionar o crescimento sustentável.
Leia mais: Avanade foca em GenAI com laboratório e novos cargos para a tecnologia
“Uma força de trabalho qualificada é o pilar de qualquer operação de produção bem-sucedida, mas atrair, gerenciar e reter trabalhadores está provando ser um desafio contínuo”, disse Cyril Perducat, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Rockwell Automation. “A pesquisa descobriu que a tecnologia sozinha não é a resposta. Para permanecerem competitivos, os fabricantes precisam concentrar seu pessoal em adotar novas tecnologias como parte central da sua cultura organizacional em evolução, criando uma parceria tecnologia/trabalhador que impulsione seus negócios.”
As principais descobertas globais incluem:
· A IA é classificada como a principal capacidade que os fabricantes acreditam que impulsionará os maiores resultados de negócios. 83% dos fabricantes esperam usar a IA generativa (GenAI) em suas operações em 2024.
· 95% dos fabricantes estão usando ou avaliando a tecnologia de produção inteligente, em comparação com 84% em 2023.
· 94% dos fabricantes planejam manter ou aumentar sua força de trabalho devido à adoção da tecnologia de produção inteligente, com foco pesado em reaproveitar os trabalhadores para funções novas ou diferentes e/ou contratar mais trabalhadores.
· A gestão de mudanças é o principal obstáculo relacionado à força de trabalho para os fabricantes em 2024.
· Os fabricantes citam a “qualidade aprimorada” como o principal resultado positivo que esperam alcançar com a tecnologia de produção inteligente existente pelo segundo ano consecutivo. Além disso, o “controle de qualidade” é classificado como o principal caso de uso de IA/aprendizado de máquina em 2024.
· Pela primeira vez, a cibersegurança está listada como um dos cinco principais riscos externos para os fabricantes em 2024, ficando em terceiro lugar no geral.
· A gestão de energia é o fator mais importante para os programas de sustentabilidade/ESG dos fabricantes.
“A força de trabalho de 2019 não vai voltar”, disse Allison Kuhn, analista principal da LNS Research. “Desenvolver uma estratégia de mão de obra sustentável é crucial para enfrentar com sucesso os desafiadores cenários da fabricação. Os líderes estão vencendo a guerra por talentos adotando essa nova realidade e com foco absoluto em três imperativos: experiência total do funcionário, liderança servidora e aplicativos para funcionários da linha de frente conectados”.
Os fabricantes continuam a enfrentar um desafio significativo: combinar pessoas, processos e tecnologia para impulsionar o crescimento e a resiliência dos negócios a longo prazo.
De acordo com o relatório, cerca de um terço dos líderes de produção citam “tecnologia e talento compatíveis com as necessidades de negócios” e “gerenciar pessoas e recursos com eficiência” como os maiores obstáculos que suas organizações enfrentam ao longo do próximo ano.
Os fabricantes podem superar esse desafio selecionando um parceiro com conhecimento e experiência relevantes do setor que possa fornecer soluções e suporte personalizados para alinhar tecnologia e talento com objetivos de negócios.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!