Web Summit Rio: IA deve estar conectada a um contexto amplo, diz CTO do Nubank

Durante apresentação no Web Summit Rio, Vitor Olivier afirmou que Nubank deseja uma operação "AI-first"

Author Photo
7:03 pm - 17 de abril de 2024
Nubank Vitor Olivier CTO Vitor Olivier, CTO do Nubank (Imagem: Divulgação/Web Summit)

A adoção da inteligência artificial (IA) não deve acontecer através da conexão de modelos pontuais dentro da empresa, mas através de um sistema amplo. Essa foi o argumento defendido de Vitor Olivier, CTO do banco digital Nubank, durante sua apresentação no Web Summit Rio 2024 nesta quarta-feira (17).

“Trata-se de criar sistemas de IA”, disse. “Conectar em um contexto mais amplo, que nos permite criar um sistema que impulsiona insights, que apoia a tomada de decisão. Então, é uma combinação de automação, de abordagens de aprendizado de máquina tradicional, de recuperação de informações”.

O Nubank é exemplo dessa abordagem. Segundo o executivo, o banco digital tem construído sistemas de IA há algum tempo, o que tem impactado o negócio da companhia da empresa ativamente. O objetivo é que a operação do banco se torne “AI-first”.

Leia também: Diretor da Nvidia revela os 5 pilares que sustentam o sucesso da empresa

“Para dar uma ideia do impacto que [sistemas de IA] podem ter, no período de um ano, tivemos mais de 5,7 milhões de clientes adquirindo seus primeiros produtos de crédito com o Nubank. Nosso custo de risco, em média, é 15% menor do que o da indústria. E em relação às taxas de juros, em média? Estamos 5% abaixo da média da indústria”, afirmou.

Ainda sobre o tema da IA, Olivier falou sobre o impacto da IA generativa no mercado financeiro. Segundo ele, estamos apenas começando a sentir os efeitos da tecnologia, e ainda há uma “jornada muito mais ampla” a frente.

“Com os dados dos clientes, estamos mapeando os clientes e um espaço hiperdimensiona, entendendo os agrupamentos, as relações não lineares nos dados. Com isso, podemos recomendar melhor em relação ao risco de crédito e risco de fraude; podemos recomendar produtos melhores para o cliente”, avaliou.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.