BYD enfrenta desafios com desaceleração do lucro e guerra de preços na China

Fabricante chinesa de veículos elétricos luta para manter crescimento em meio a competição acirrada e demanda em queda

Author Photo
3:30 pm - 29 de abril de 2024
Imagem: Shutterstock

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, enfrenta dificuldades com seu menor crescimento trimestral de lucro desde 2022, revelado nesta segunda-feira. No primeiro trimestre deste ano, a empresa perdeu o título de maior vendedora de veículos elétricos para a Tesla, destacando a acirrada competição no mercado.

O lucro da montadora chinesa aumentou em 10% no ano, alcançando 4,56 bilhões de yuans (US$ 630,9 milhões), mas apresentou uma queda de 47% em relação a dezembro, sendo o mais fraco desde 2022, de acordo com informações do comunicado da empresa. As vendas da BYD também cresceram 4% no ano, totalizando 124,9 bilhões de yuans (US$ 17,2 bilhões), abaixo das expectativas do mercado para o primeiro trimestre; Este é o nível mais baixo em quase quatro anos.

Leia também: Executivos de alto escalão deixam a Tesla em meio a ondas de demissões

A desaceleração ocorre em meio a uma guerra de preços no mercado automotivo chinês, onde mais de 40 marcas competem ferozmente por espaço. Para se destacar, a BYD está lançando modelos de luxo e aumentando os descontos, buscando atrair consumidores em um momento de desaceleração da demanda por VEs na China.

Desde fevereiro, a BYD decidiu cortar os preços das versões mais recentes de sua linha de produtos, reduzindo-os em uma margem de 5% a 20% em comparação com as versões anteriores.

Embora os resultados indiquem que a BYD superou a Tesla, que teve sua primeira queda trimestral de receita desde 2020, o desafio persiste, com previsões de redução nos lucros unitários de veículos de nova energia e a possibilidade de uma lucratividade negativa para a indústria automotiva como um todo se os cortes de preços continuarem, de acordo com uma nota de pesquisa recente do banco de investimentos Goldman Sachs.

Em meio a esse cenário, a empresa também busca parcerias estratégicas, como a recente interação entre o fundador da BYD e o fundador da Xiaomi na mostra de automóveis de Pequim, indicando possíveis colaborações futuras para enfrentar os desafios do mercado.

*Com informações da Reuters e do Valor Investe

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.