Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

Nova plataforma promete unificar investimentos, crédito e conta digital, simplificando a jornada financeira dos clientes

Author Photo
5:49 pm - 16 de maio de 2024
Ana Clara Rodrigues, diretora de Produtos, e Eduardo Berti, CTO da Genial. Foto: divulgação.

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito, conta digital e recursos globais em uma única plataforma. O objetivo é simplificar a jornada financeira dos clientes, oferecendo uma ampla gama de serviços em um único ambiente digital. 

Rodolfo Riechert, CEO da Genial, destacou que essa atualização representa um marco importante para a empresa, impulsionado por um investimento substancial de R$ 100 milhões. Ele enfatizou que os clientes agora terão acesso a uma experiência financeira integrada, anteriormente fragmentada entre diferentes plataformas e instituições financeiras. 

Leia também: ISH Tecnologia: usuários brasileiros estão na mira de novo trojan bancário 

Para entender o processo de concepção e desenvolvimento do aplicativo, o IT Forum entrevistou Ana Clara Rodrigues, diretora de Produtos, e Eduardo Berti, CTO da Genial. 

Segundo a diretora de Produtos, um dos pontos principais foi a integração da conta digital à plataforma de investimentos, já que ela permite que os clientes realizem aplicações com agilidade, sem a necessidade de transferir recursos entre contas. “A grande vantagem do aplicativo é que o cliente pode fazer transações e investir com uma única conta, no mesmo lugar”, explicou Ana Clara.

Além disso, os clientes podem visualizar e acompanhar a rentabilidade e a liquidez de suas carteiras de investimento, fazer a gestão de seu patrimônio e simular aplicações em operações estruturadas diretamente no aplicativo, algo que anteriormente só era possível através da mesa de operações. 

A customização também faz parte do pacote de novidades. “Os clientes podem personalizar os atalhos de acordo com sua conveniência para acessar as funcionalidades mais usadas de maneira mais rápida”, afirmou Ana Clara. Todas as transações podem ser categorizadas, facilitando a gestão de gastos com uma visualização detalhada sobre quanto foi gasto no mês com alimentação, lazer e outros. 

Para facilitar o dia a dia dos traders, o app da Genial traz uma nova experiência focada nesse público, com uma página inicial específica que agiliza a contratação de produtos e serviços.  

Toda a experiência de investimentos agora se torna mais próxima e inspiradora com os “Investment Stories”. Inspirada pelos formatos de stories em redes sociais, essa funcionalidade tem uma proposta educacional, onde os clientes acessam as oportunidades de investimento alinhadas ao seu perfil e tolerância ao risco. 

Segurança e escalabilidade: o desenvolvimento do app 

Desenvolver um aplicativo que combine múltiplas funcionalidades, mantendo uma alta performance de usabilidade e segurança, é um desafio significativo. Esse foi o objetivo da Genial Investimentos ao conceber a atualização mais recente de seu app, especialmente em um cenário onde os ciberataques aumentaram 38% no primeiro trimestre de 2024 no Brasil. 

“Durante todo o processo de desenvolvimento, nosso foco foi em criar uma arquitetura flexível e escalável. Optamos por uma abordagem de micro apps, o que nos permite adicionar novos produtos de forma rápida, sem a necessidade de redesenhar o aplicativo inteiro”, explicou Berti. 

Outro desafio técnico foi garantir a eficiência dos custos em nuvem. “Implementamos estratégias de auto scale para gerenciar melhor os custos, provisionando automaticamente recursos conforme a demanda aumenta ou diminui”, acrescentou o CTO. Segundo o executivo, esse sistema de auto scale é crucial para manter a eficiência operacional e a sustentabilidade financeira do projeto. 

Além disso, a jornada de dados foi uma área de investimento pesado. “Temos uma infraestrutura robusta para entender o comportamento do cliente e oferecer uma experiência personalizada. A observabilidade é fundamental, permitindo-nos monitorar o que acontece no aplicativo em tempo real e responder de forma proativa às necessidades dos usuários”, enfatizou Berti. Com isso, a Genial consegue não apenas atender às expectativas dos clientes, mas também antecipar suas necessidades. 

Para acelerar o processo de codificação e melhorar a eficiência, a Genial adotou o uso de inteligência artificial nos estágios finais do desenvolvimento. “Isso nos permitiu economizar tempo e recursos, resultando em uma entrega mais rápida e eficiente do produto final”, complementou o executivo responsável pela tecnologia.

Ao ser questionado sobre os investimentos em cibersegurança, o executivo foi enfático: essa foi uma prioridade desde o início do projeto. “Implementamos os mais altos padrões de segurança, com monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, e uma equipe dedicada à prevenção de fraudes e ataques cibernéticos”, reforça.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Pamela Sousa

Redatora no IT Forum, é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Com 2 anos de experiência em produção de conteúdo, concentra-se na elaboração de reportagens e artigos jornalísticos.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.