Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina
Óculos de realidade virtual e aumentada da Apple foi empregado em videoartroscopia
O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por um médico cirurgião no estado de Santa Catarina para um procedimento. O dispositivo foi utilizado em uma videoartroscopia por Bruno Gobbato, no Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).
A videoartroscopia é um procedimento que permite o exame da estrutura interna de articulações utilizando uma câmera. Durante a realização da cirurgia, a câmera de vídeo do equipamento de videoartroscopia foi espelhada no óculos da Apple, permitindo que o médico avaliasse o paciente com uma imagem ampliada.
Leia também: Apple permite distribuição direta de aplicativos na web para usuários da UE
“Com este novo tipo de tecnologia, não só podemos aumentar e muito o tamanho da tela de vídeo, mas também nos permite a utilização de múltiplas telas com visualização de diferentes ângulos em tempo real, e isto permite a realização de cirurgias mais rápidas e muito mais precisas”, apontou o médico. Em sua página pessoal no Instagram, Gobbato compartilhouuma imagem do procedimento. Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Além do espalhamento nativo da tela através do Vision Pro, o cirurgião consultou modelos 3D de referência durante o procedimento no óculos e usou o aplicativo Notas, também no visor, para acessar exames antigos do paciente.
Segundo o Canaltech, o Bruno Gobbato é entusiasta do emprego de novas tecnologias no campo da saúde. Há três anos, o cirurgião já utilizou o HoloLens 2, da Microsoft, para uma artroscopia no mesmo hospital.
*Com informações do Canaltech
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!