Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina

Óculos de realidade virtual e aumentada da Apple foi empregado em videoartroscopia

Author Photo
3:33 pm - 29 de abril de 2024
Imagem: Divulgação/Apple

O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por um médico cirurgião no estado de Santa Catarina para um procedimento. O dispositivo foi utilizado em uma videoartroscopia por Bruno Gobbato, no Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

A videoartroscopia é um procedimento que permite o exame da estrutura interna de articulações utilizando uma câmera. Durante a realização da cirurgia, a câmera de vídeo do equipamento de videoartroscopia foi espelhada no óculos da Apple, permitindo que o médico avaliasse o paciente com uma imagem ampliada.

Leia também: Apple permite distribuição direta de aplicativos na web para usuários da UE

“Com este novo tipo de tecnologia, não só podemos aumentar e muito o tamanho da tela de vídeo, mas também nos permite a utilização de múltiplas telas com visualização de diferentes ângulos em tempo real, e isto permite a realização de cirurgias mais rápidas e muito mais precisas”, apontou o médico. Em sua página pessoal no Instagram, Gobbato compartilhouuma imagem do procedimento. Veja abaixo:

 

 

Além do espalhamento nativo da tela através do Vision Pro, o cirurgião consultou modelos 3D de referência durante o procedimento no óculos e usou o aplicativo Notas, também no visor, para acessar exames antigos do paciente.

Segundo o Canaltech, o Bruno Gobbato é entusiasta do emprego de novas tecnologias no campo da saúde. Há três anos, o cirurgião já utilizou o HoloLens 2, da Microsoft, para uma artroscopia no mesmo hospital.

*Com informações do Canaltech

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.