GitHub libera preview do ambiente Copilot Workspace

Ambiente baseado em ferramenta de IA promete facilitar ciclo de desenvolvimento de software

Author Photo
2:45 pm - 29 de abril de 2024
Imagem: Shutterstock

O GitHub anunciou, nessa segunda-feira (29), uma prévia técnica do Copilot Workspace, ambiente de desenvolvimento do Copilot que promete aos desenvolvedores um ambiente de codificação amplo turbinado pelo modelo de linguagem natural da empresa. É possível, segundo a GitHub, fazer brainstorm, planejar, criar, testar e executar códigos em linguagem natural sem sair do ambiente de desenvolvimento.

Segundo a empresa, o recurso traz experiência centrada em tarefas e usa diferentes agentes acionados pelo Copilot. A ferramenta usando IA generativa foi lançada em 2022, e promete recursos de autocompletar, o que em teoria aumenta a produtividade dos desenvolvedores em 55%, segundo números do próprio GitHub.

KPMG: segurança é encarada como maior desafio do low-code

Segundo o CEO do GitHub, Thomas Dohmke, a novidade busca capacitar desenvolvedores mais experientes a operar como “pensadores” de sistemas, e reduz a barreira de entrada para a criação de software. “O Copilot Workspace representa uma maneira radicalmente nova de criar software com linguagem natural e foi projetado para fornecer – e não substituir – a criatividade da pessoa desenvolvedora”, diz, em comunicado.

Segundo a empresa, a ferramenta surge para apoiar desenvolvedores logo no início de um projeto de software, seja a partir de um repositório ou uma “issue. A partir daí, ela oferece um “plano passo a passo” para resolver o problema proposto. O recurso promete as ferramentas necessárias para validar o plano e testar o código.

O que é proposto pela IA – desde o planejamento até o código – é totalmente editável, diz o GitHub. Ao concluir o plano, será possível executar o código diretamente no Workspace e acessar o GitHub Codespace subjacente para fazer ajustes necessários até alcançar o resultado desejado.

“Com a programação em linguagem natural, que reduz significativamente as barreiras de entrada para a construção de software, o GitHub está avançando em direção a um futuro no qual um bilhão de pessoas serão capazes de controlar uma máquina com a mesma facilidade com que andam de bicicleta”, diz Dohmke.

Trabalho compartilhado

A empresa diz que também é possível compartilhar um link para que outros visualizem o espaço de trabalho, experimentem iterações e compreendam o conceito e a implementação do código compartilhado.

Segundo Dohmke, o Workspace foi projetado para oferecer suporte em qualquer dispositivo, incluindo dispositivos móveis. Isso possibilita, diz, um ambiente de desenvolvimento que pode funcionar em qualquer lugar.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.