Maioria das startups na A. Latina possui até 50 funcionários

Novo mapa da Liga Ventues e PwC Brasil também revela que fintechs representam maioria das startups na região

Author Photo
12:38 pm - 07 de outubro de 2022
Startup Shutter Stock

Novo levantamento feito pela Liga Ventures, em parceria com a PwC Brasil, identificou que a maioria das startups na América Latina, no caso 75% delas, possuem equipes de até 50 funcionários, enquanto aproximadamente 7% possuem mais de 200 colaboradores.

O mapeamento levou em consideração a base de dados da Liga Ventures, o Startup Scanner, que conta com mais de 1.400 startups em 144 cidades espalhadas pelos países sul-americanos. O recorte do novo estudo engloba startups dos 19 países que fazem parte da América Latina junto do Brasil.

“Entendemos que o ecossistema de inovação é enorme e existem muitas startups disruptivas na América Latina que não estão sendo enxergadas pelo mercado brasileiro. Nosso objetivo ao ampliar a análise dos mapeamentos é justamente compreender onde estão esses empreendedores para conseguir nos aproximar deles, o que vai possibilitar parcerias com outras startups e empresas brasileiras”, analisa Rafael Fiuza, Head Latam da Liga Ventures.

O levantamento reforça um dado do mercado conhecido da região: a maioria das startups oferecem soluções financeiras. Dos 27 segmentos identificados, a categoria de fintechs é a que possui atualmente o maior número de startups, representando 20% das soluções. Em segundo lugar, estão as retailtechs (10%), seguida das HRtechs (7,4%), edtechs (7%) e logtechs (6,5%).

Ainda segundo a pesquisa, uma parcela entre as startups, 32%, foram fundadas entre 2016 e 2018, e a maioria fica localizada no México (18,5%), Colômbia (16,7%), Argentina (13%) e Chile (9,6%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.