Em bom momento, Zebra quer crescer dois dígitos no segundo trimestre

Vanderlei Ferreira, general manager da empresa no Brasil, divide o momento atual da empresa e descarta layoffs

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3:15 pm - 23 de junho de 2023
Vanderlei Ferreira, general manager da Zebra Technologies no Brasil Vanderlei Ferreira, general manager da Zebra Technologies no Brasil Foto: Divulgação

A necessidade de investimento em produtividade é o gancho de Vanderlei Ferreira, general manager da Zebra Technologies no Brasil, para dizer o bom momento que a empresa vive após a pandemia. Com um crescimento de 24% em receita no último trimestre e a expectativa de um número similar para o fim do próximo trimestre, a companhia foca em varejo, transporte e logística.

“Em nossa estratégia, precisamos trabalhar com parceiros, revendas e integradores porque eles têm um bom relacionamento com o cliente final. Temos uma equipe dedicada e em busca de ouvir o cliente final, entender quais são as suas necessidades de negócios, mas não só com essa equipe, então dependemos de que eles também tenham essa ação de estarem nos clientes finais”, diz ele em entrevista ao IT Forum.

Confira o bate-papo:

IT Forum: Qual o atual momento da Zebra no Brasil?

Vanderlei Ferreira: No ano passado tivemos um crescimento no Brasil de cerca de 6%, apesar dos desafios pós-pandemia. Nesse primeiro trimestre, que encerrou em março, tivemos uma boa realização de alguns projetos que alguns clientes postergaram, o que resultou em um crescimento de 24% de receita comparando o mesmo período. Isso foi bastante interessante e percebemos essa continuidade de crescimento no segundo trimestre.

Vemos grandes investimentos em alguns temas, não só em cibersegurança que está muito em evidência, mas somos especializados em focados na parte de varejo, transporte e logística e a percebemos uma grande transformação digital, um investimento focado em produtividade.

IT Forum: Qual a importância do Brasil globalmente?

Vanderlei Ferreira: Nós competimos com o México, é algo que vai se alternando. Globalmente, o Brasil é muito importante para a Zebra porque nós temos valor não só geograficamente, mas o número de clientes é muito grande em todas as nossas linhas.

Respeitando a parte de cultura, o momento econômico, o momento que cada país vive, é um território importante.

IT Forum: Vocês estão na lista de empresas que não tiveram layoffs… essa posição continua?

Vanderlei Ferreira: Sempre trabalhamos muito de uma forma muito coerente com aquilo que sempre vínhamos fazendo. Nós temos uma vantagem de trabalhar muito com os integradores e revenda, isso nos dá um poder de flexibilidade. O tipo de tecnologia que oferecemos ao mercado, também faz com que estejamos ainda em um mercado muito bom de oferta de tecnologia.

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O mundo tem muito a evoluir nessas questões de rastreabilidade, conectividade, em como ajudar a levar uma experiência melhor para o cliente final.

IT Forum: Vocês também são focados em PMEs?

Vanderlei Ferreira: É um movimento porque nós sempre desenvolvemos produtos e soluções em 3 níveis, tanto para pequenas, médias e grandes empresas. A gente tem uma grande facilidade de oferecer soluções para todo o tipo de empresa e percebemos essa capilaridade e estamos nos adaptando e fortalecendo os canais de revendas para podermos dar um atendimento de qualidade.

IT Forum: Qual a importância dos canais para a Zebra?

Vanderlei Ferreira: A Zebra opera 100% através de canais. Temos cinco distribuidores e 400 canais que revendem os produtos de forma recorrente. Temos muito mais dentro do programa global de canais, mas de forma ativa por volta de 400. É uma área que demanda especialização porque como falamos de rastreabilidade de ativos, vai desde código de barras, mas chega em IoF, machine vision, entre outros.

IT Forum: Como os canais ajudam na capilaridade?

Vanderlei Ferreira: Em nossa estratégia, precisamos trabalhar com parceiros, revendas e integradores porque eles têm um bom relacionamento com o cliente final. Temos uma equipe dedicada e em busca de ouvir o cliente final, entender quais são as suas necessidades de negócios, mas não só com essa equipe, então dependemos de que eles também tenham essa ação de estarem nos clientes finais.

Temos que fazer um investimento constante na formação, certificação e há toda uma atenção para o programa que visa não só treinamento e capacitação técnica, mas comercial.

IT Forum: No momento que vivemos, é impossível não te perguntar sobre os usos de Inteligência Artificial…

Vanderlei Ferreira: Nós usamos em algumas das nossas soluções. Nós temos não só na parte de software, mas tudo o que é capturado por uma leitura de código de barros, qr code ou uma imagem através das linhas de captura imagem, nós trabalhamos com uma engenharia com IA para ajudar a identificar a decisão preditiva que o cliente tem que tomar, ver tendências, se o código está correto com o produto, se tem erros ou não. Nós trabalhamos com isso nos sistemas de retaguarda para dar algum tipo de resposta mais precisa.

Isso ainda vai evoluir muito, todos estamos aprendendo a como lidar como negócio. Tem um aprendizado – apesar da tecnologia de IA não ser nova, acabou se popularizando agora e isso é muito bom e faz com que as pessoas entendam a tecnologia.

É inevitável que tenhamos a adoção da IA como um instrumento valioso para tomada de decisões de negócios. Não será a única, sempre vai depender de um consenso para tomar as decisões de forma mais ampla, mas o uso é inevitável e para uma consolidação de visões mais amplas, acho que será necessária.

IT Forum: Fora IA, o que os clientes estão buscando?

Vanderlei Ferreira: Hoje, por incrível que pareça, ainda há carência por uma precisão na rastreabilidade. Na pandemia houve um crescimento enorme de e-commerce e quando tem uma adoção rápida de um uso de tecnologia para resolver um problema, surgem outras necessidades.

Para você poder atender e dar uma nova experiência para o cliente final, precisa ter as informações muito bem coletadas. Com isso, a rastreabilidade toma um papel fundamental – desde a fábrica, supply chain até que o consumidor final tenha o produto que ele quer comprar, na hora que ele quer comprar.

Saindo de varejo e supply chain, a área de educação e de saúde vêm merecendo uma atenção bastante forte. A área de saúde teve alguns desafios, mas hoje ela parte de uma busca cada vez maior de como levar mais conforto aos pacientes, como tranquilizar o corpo de enfermagem e médico, fazendo com que o paciente seja bem atendido e tenha o acompanhamento dele sendo feito não só de forma perfeita, mas de uma forma que leve.

IoT está sendo vista em hospitais – localização de alguns itens, rastreabilidade também de medicamentos, de pessoas. Outra tendência que eu vejo muito é a parte de comunicação entre colaboradores – algumas tecnologias de texto e voz.

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