NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Evento do CGI.br publicou documento que defende colaboração ampla na manutenção de internet livre e diversa

Author Photo
5:42 pm - 02 de maio de 2024
Imagem: Shutterstock

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse que o Marco Civil da Internet foi “uma grande conquista brasileira”. A lei completa 10 anos de aprovação em 2024.

Na cerimônia de abertura, a ministra disse que o mundo digital altera as formas de socialização, as relações afetivas e a percepção que cada um tem de si e do mundo. E por isso o tema deve ser tema frequente de debate, a ser “apropriado pela população mundial e nações.”

Na cerimônia, a coordenadora do CGI.br, Renata Mielli, reforçou que “é possível e desejável construir processos e elaborar propostas para que o uso e desenvolvimento da Internet seja feito em benefício da sociedade, de forma inclusiva e responsável”.

Leia também: CGI.br recomenda regulação de redes sociais baseada em texto rejeitado por Lira

O objetivo do NETmundial+10 – que ocorreu em São Paulo entre 29 e 30 de abril – foi criar mensagens e compromissos políticos de abordagem multissetorial da internet. O secretário executivo do CGI.br, Hartmut Glaser, ressaltou a importância de um “multissetorialismo real com setores efetivamente partícipes debatendo temas comuns, todos em iguais condições e possibilidades. Assim o fizemos em 2014, assim o desejamos em 2024″, disse.

“Temos uma atuação importante na defesa dos princípios, pois todos queremos que a Internet continue aberta, inclusiva e livre”, disse Demi Getschko, conselheiro do Comitê Gestor e diretor presidente do NIC.br, que defendeu a não fragmentação da internet.

Declaração

Os mais de 60 representantes de diferentes setores que participaram do NETmundial+10 deram contribuições para a redação de um documento divulgado no fim do evento. Ele traz recomendações para o futuro do ecossistema de governança, que busca servir como referência para a comunidade global.

Entre os pontos, está a necessidade de alinhamento sobre terminologias digitais, governança da internet e governança digital; e a importância do multissetorialismo no pacto digital global.

A declaração (em inglês) está disponível no site do evento.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.