Zebra reforça estratégia de SaaS com novas soluções para América Latina

Zebra quer ganhar espaço entre clientes que buscam simplicidade para administrar alto volume de tarefas em suas operações cotidianas

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1:41 pm - 22 de julho de 2021
Dieter Avella líder da divisão da SaaS da Zebra Technologies Dieter Avella, diretor de Soluções de Software para América Latina da Zebra Technologies (Divulgação/Zebra Technologies)

Especializada em soluções para conectar trabalhadores na linha de frente, a Zebra Technologies busca uma nova direção para seus negócios: software e serviços. A estratégia é dupla. Por um lado, a aposta em Software as a Service (SaaS) é vista como complementar à linha de dispositivos da Zebra, que é expertise da companhia há mais de cinco décadas. Por outro, é uma resposta a uma nova demanda de clientes: a de simplicidade para administrar o alto volume de tarefas de suas operações cotidianas.

“Os tomadores de decisão querem e precisam focar no crescimento da lucratividade e das vendas e, para isso, precisam de ferramentas que tornem mais simples e fácil a administração de suas operações, desde a tarefa mais simples até o processo mais complexo”, afirma Dieter Avella, diretor de Soluções de Software para América Latina da Zebra Technologies.

Nesta quarta-feira (21), a companhia anunciou o lançamento de quatro novas ofertas de SaaS para mercados da América Latina. As soluções são consideradas o pilar da estratégia de serviços da Zebra para a região. O novo portfólio foca no aumento da conectividade, visibilidade e produtividade de trabalhadores e mira em setores como varejo, manufatura, transporte, logística, saúde e indústrias. Atualmente, ao redor do mundo, mais de 280 empresas já estão usando as soluções de software da companhia.

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Segundo Avella, a demanda de clientes por simplicidade na administração de sistemas é resultado das transformações pelas quais organizações passaram nos últimos 18 meses. “Todos nos demos conta, como companhias, que nossos fluxos de trabalho se modificaram durante a pandemia. Nós tivemos que fazer menos com mais. Porque, infelizmente, muitas empresas tiveram que demitir pessoal”, explica. “O que nós fizemos, como Zebra, foi entender essas necessidades.”

As transformações citadas pelo executivo incluem o avanço na adoção de inteligência artificial, aprendizado de máquina e da entrega de última milha. Todas, Avella pontua, têm alto impacto na gestão do trabalho. No entanto, como orçamento apertado e equipes reduzidas impedem muitos de construir e operar seus próprios sistemas, a Zebra busca ocupar esse espaço com suas ofertas de SaaS.

Para suportar os esforços, a Zebra contará com equipes especializadas em toda a América Latina, inclusive no Brasil. O trabalho também será feito através de canais da empresa na região, que estão sendo capacitados para não apenas venderem hardware, mas também atuarem na integração de SaaS. Veja as novas soluções anunciadas abaixo:

Workforce Connect

A Workforce Connect é uma solução unificada de comunicação por voz, mensagem ou imagens que busca tornar a interação entre diferentes equipes e trabalhadores mais eficiente e segura. A plataforma utiliza localização por GPS e capacidade push-to-talk para simplificar a conexão entre pessoas, para que decisões sejam tomadas de forma precisa e ágil.

A solução permite ainda a criação de “fluxos de emergência” dentro de organizações, que interrompem comunicações paralelas até que o alerta seja resolvido – a detecção de um acidente com um funcionário, por exemplo, seria um desses fluxos de emergência.

“Uma das grandes necessidades que as empresas têm hoje em dia é ter fluxos de trabalho que sejam mais sincronizados entre todas as pessoas. Que não exista separação entre as informações, e que separações não impactem o negócio”, afirmou Dieter.

Analítica Prescriptiva de Zebra (ZPA)

Solução analítica prescritiva que permite aos tomadores de decisão agir não apenas a tempo, mas também antecipar eventos atípicos dentro da operação. A solução pode ser integrada em diferentes pontos da operação do cliente, incluindo sensores, e permite a geração de alertas com base em insights e informações do cotidiano do negócio.

SmartCount

Solução para empresas que precisam de gerenciamento de estoque realmente rápido e preciso.

Reflexis

Adquirida pela Zebra Technologies em 2020, a Reflexis é uma das novas ofertas da companhia na região. A plataforma é voltada para a coordenação de tarefas cotiana entre múltiplas equipes distribuídas – simplificando a execução de ações em tempo real entre times em diferentes localidades, por exemplo.

Além de permitir maior produtividade, a plataforma traz recursos para mensurar a satisfação dos funcionários e qualidade no atendimento ao cliente.

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