Visão centrada no cliente e colaboração impulsionam inovação no Bradesco

Banco é premiado por projeto que permite experiências entre múltiplos canais distribuindo serviços financeiros em plataformas de terceiros

Author Photo
7:55 am - 01 de setembro de 2022
Edilson Reis. Foto: Divulgação

O Bradesco deu mais um passo em direção à estratégia de se tornar um ecossistema de serviços financeiros. Ao habilitar a distribuição de serviços em plataformas de terceiros, como a plataforma de compra e venda de imóveis OLX e o serviço de streaming Disney+, o banco busca empoderar o cliente com jornadas integradas – e de quebra conquistou a oitava posição na premiação As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2022.

“Queremos ser um ecossistema para atender o cliente na palma da mão, e para isso precisamos estar onde o cliente precisa, ou seja, no momento de concluir uma transação financeira”, detalha, CIO da instituição. “Há dez anos jamais pensaríamos que o banco venderia um produto que não é financeiro, como streaming, mas considerando que hoje este é um serviço consumido por muitos brasileiros, trouxemos essa jornada para dentro do Bradesco”.

Em busca de atender os clientes em um mercado cada vez mais aberto, a organização investe na entrega de experiências integradas de ponta a ponta, com jornadas intuitivas e personalizadas. Com poucos cliques e sem necessidade de acessar canais diferentes, é possível contratar o serviço de streaming Star+/Disney+ nos canais digitais ou até mesmo simular e contratar um financiamento imobiliário via plataforma OLX.

Experiências integradas

A integração com APIs de parceiros viabiliza experiências mais fluidas e autônomas. No caso da OLX, que concentra 25% dos potenciais compradores de imóveis e um milhão de buscas diariamente, a parceria resultou em 200 milhões de operações imobiliárias em 12 meses de operação. 

A jornada 100% digital pode ser iniciada tanto nos canais do Bradesco ou na plataforma da OLX, e permite a simulação e contratação de um financiamento imobiliário com agilidade e segurança. “O consumidor não sonha com um financiamento, e sim com o imóvel. Então, a jornada começa quando ele está na OLX vendo um imóvel, e neste contexto pode simular se o valor cabe no bolso e obter a resposta da aprovação do crédito”, explica o CIO. 

CONFIRA: O ranking completo d’As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2022

Quanto à parceria com o streaming Star+/Disney+, bastam cinco cliques para realizar a contratação do serviço (seja na plataforma de streaming ou na do banco), sem precisar digitar dados do cartão devido ao acesso à conta. A adesão superou as expectativas: foram mais de 25 mil assinaturas capturadas nas primeiras 24h após o lançamento, no ano passado. 

“Nossa estratégia de presença digital, além de ampliar e flexibilizar as jornadas construídas com base nas aspirações dos clientes, contribui para a inclusão financeira”, complementa Reis. Por trás dessas ofertas, a análise de dados possibilita entregar a melhor solução com base no perfil de cada cliente. 

As iniciativas foram desenvolvidas com metodologia ágil, em conceito de MVP e entregas incrementais, onde após o lançamento, novas releases de melhorias foram entregues. No que diz respeito à simulação e contratação de financiamento imobiliário via OLX, o desafio envolveu a implementação da autenticação do novo parceiro e todos os pré-requisitos de segurança nesse ecossistema. 

No streaming, as dificuldades estão relacionadas ao fato de ser um produto novo no mercado e uma parceria internacional, que dessa forma deve seguir diretrizes internacionais. 

Colaborar para inovar

A distribuição e integração de produtos e serviços de terceiros (balcão digital) fortalece a jornada do Bradesco no open finance. Apesar da complexidade do ecossistema que envolve o compartilhamento de dados e do cuidado com a segurança, o modelo cria oportunidades para novos modelos de negócios e parcerias.

Essa colaboração alimenta o DNA inovador do Bradesco, que foi a primeira instituição a lançar internet banking e mobile banking na América Latina. “Sempre tivemos essa veia provocativa, mas não fazemos nada sozinhos”, pontua o líder das áreas de tecnologia e de inovação. 

Além de parceiros como OLX e Disney, o banco trabalha em conjunto com entidades de pesquisa, como USP e MIT, empresas de pesquisa, como Gartner e Forrester, e outros bancos internacionais. Também conta com um ecossistema de inovação, o inovabra habitat, onde grandes companhias, startups, parceiros tecnológicos, investidores, consultores e mentores atuam de forma colaborativa para gerar novos negócios. 

Um modelo híbrido, define Reis, fomenta a cultura de inovação no Bradesco. Ele se dá tanto de forma descentralizada e incremental, praticada pelos 90 mil funcionários que vivenciam o dia a dia das mais diversas áreas, quanto por uma área centralizada que conta com aproximadamente 100 colaboradores voltados para a inovação tecnológica e disrupitiva.

Liberdade para criar é o sustentáculo dessa cultura. “Muitas vezes um projeto pode ser negado por falta de uma visão de futuro, assim como há 10 anos não pensávamos em vender streaming. Essa liberdade permite à área de inovação sequenciar projetos visionários e se preparar tecnicamente, mesmo que a área de negócios não tenha comprado uma ideia que pode se concretizar mais à frente”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.