Veeam: dados são ‘ativo mais importante’ para qualquer organização

No VeeamOn 2022, Anand Eswaran, CEO da companhia, falou da importância de uma estratégia de proteção de dados frente ao avanço do ransomware

Author Photo
3:23 pm - 17 de maio de 2022
Anand Eswaran Veeam CEO

Dados são o combustível da transformação digital de organizações ao redor do mundo, e protegê-los é um imperativo para qualquer companhia que busca negócios saudáveis. Essa foi a mensagem central da Veeam, empresa de backup, recuperação e gerenciamento de dados, durante abertura da conferência VeeamOn 2022, realizada nesta semana em Las Vegas*.

“Dados são o ativo mais importante de qualquer organização. Precisamos protegê-los como se nossas vidas dependessem disso – porque, honestamente, ela depende”, pontuou Anand Eswaran, CEO da Veeam, em sua keynote de abertura. “Claramente nós temos mais dados do que nunca para serem protegidos. Mas, além disso, nós também temos mais tipos de dados, mais locais para esses dados, e novas formas de responsabilidade compartilhada que são resultado dos novos modelos de trabalho.”

Eswaran, que assumiu a liderança da companhia norte-americana em janeiro deste ano, destacou o aumento da superfície e quantidade de dados como um fator crítico para as empresas. Na leitura da empresa, ferramentas de colaboração foram um dos principais motores dessa expansão de dados, alavancadas pelo crescimento do trabalho remoto e ferramentas de trabalho híbrido durante a pandemia.

Dados de pesquisas internas da Veeam, no entanto, mostram uma realidade preocupante: a proteção destes dados não tem andado lado a lado com o aumento do volume de informações. Das empresas ouvidas pela Veeam, quase 90% se dizem “preocupadas” que não estão protegendo seus dados de forma correta. “Isso é impressionante, apenas uma em dez companhias tem certeza de dados”, exclamou o executivo.

Leia também: Com investimento de R$ 120 mi, SAP dobra tamanho do Labs

O vilão dessa história também já é um antigo conhecido de times de TI: ransomware. Durante o VeeamOn 2022, a companhia compartilhou descobertas do Ransomware Report, pesquisa independente com mais de mil líderes de TI que sofreram ataques cibernéticos dessa modalidade.

Os resultados mostram que, em média, 47% dos dados de uma organização são criptografados durante esses ataques e apenas 69% deles podem ser recuperados. O levantamento também mostrou que pagar o resgate não necessariamente garante a capacidade de recuperação: 94% dos invasores tentam destruir os repositórios de backup, que são o principal alvo desses ataques.

Em 2021, apenas 19% das organizações conseguiram recuperar seus dados sem pagar o resgate, pontuou a pesquisa. “São indicativos claros de que há um risco urgente para todas as companhias ao redor do mundo”, disse Eswaran.

Nova avenida de crescimento

Em um encontro com jornalistas durante o evento, Eswaran afirmou que seu principal objetivo desde que assumiu a liderança da companhia tem sido consolidar a posição da Veeam nos segmentos de backup, recuperação e gerenciamento de dados. Números revelados pelo executivo dão conta de uma estratégia que vem sendo bem-sucedida.

De capital fechado, a Veeam revelou durante sua conferência que, no primeiro trimestre de 2022, registrou 25% de crescimento ano a ano. O destaque vai para a evolução de 78% no negócio de software como serviço, um modelo para o qual a empresa tem buscado migrar.

A empresa também alcançou a primeira posição, em termos de fatia de mercado, do segmento global de replicação e proteção de dados, segundo o IDC Semiannual Software Tracker do segundo semestre de 2021. A empresa conta hoje com 11,7% de participação no mercado, tecnicamente empatada na primeira posição com sua principal concorrente, a Dell Technologies, que conta com 12% do mercado.

Para alcançar um crescimento continuado de dois dígitos em seus resultados, a Veeam tem ampliado sua área de atuação. No núcleo do que a Veeam faz, ainda está a proteção de dados, mas a empresa enxerga oportunidades de crescimento em áreas como monitoramento de dados. “Os clientes, quando usam nossas ferramentas de monitoramento, acabam descobrindo coisas que não sabiam sobre sua infraestrutura. Isso é algo muito importante quando o assunto é segurança”, explicou Danny Allan, CTO da Veeam.

“Como eu posso capturar os dados das minhas fontes primárias da forma mais eficiente, mas também usar esses dados para uma atuação mais eficiente. Então estamos focados nas capacidades de orquestração”, continuou.

* o jornalista viajou a Las Vegas a convite da Veeam

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.