Com chatbot, Up Brasil aumenta em 280% atendimentos ao cliente em 3 anos

Operação brasileira da multinacional de benefícios contou com parceria da Hyperflow. Taxa de retenção do chatbot cresceu em 75% no período

Author Photo
10:42 am - 22 de novembro de 2023
Up Brasil Imagem: Shutterstock

A operação da Up Brasil, multinacional de benefícios corporativos, tem colhido os resultados de iniciativas de transformação digital com foco no atendimento. Com parceria da Hyperflow, empresa de soluções de integração e orquestração de ecossistemas, a Up Brasil conseguiu um aumento de 280% no número de atendimentos realizados com o uso de chatbot, ampliando substancialmente o canal de comunicação da empresa com seus clientes. Os resultados medem a evolução no atendimento em um intervalo de três anos, período da parceria entre Up Brasil e Hyperflow.

José Luis Motta, CEO da Hyperflow, explica que a demanda da Up Brasil, três anos atrás, era encontrar uma empresa que fizesse a orquestração de APIs e desenvolvesse um chatbot resolutivo para todos os canais digitais de atendimento. “Foi então que compramos esse objetivo como se fosse nosso e implementamos um sistema omnichannel de mensageria para a empresa de benefícios, capaz de automatizar respostas por meio do chatbot, que passou a tirar dúvidas frequentes dos clientes e encaminhar ações de forma imediata”, resume.

Leia mais: Discord encerra o Chatbot de IA Clyde

A implementação das soluções impactaram também no índice de retenção de chamadas, ou seja, se o cliente volta para interagir mais vezes com o chatbot. Essa métrica cresceu 75% e atingiu 93%dos atendimentos resolvidos sem necessidade de um atendente humano.

Com o chatbot, foi possível diminuir as demandas no call center e no site para solicitações de rotina, que estavam sobrecarregando o atendimento. Hoje o cliente da empresa de benefícios pode utilizar o sistema para consultar saldo, desbloquear cartões, emitir segunda vida, verificar a data do próximo crédito, desbloquear, trocar a senha do cartão, comunicar perda ou furto e diversas outras dúvidas e esclarecimentos.

Segundo a Hyperflow, ao resolver digitalmente o processo de atendimento de seus clientes, a Up Brasil derrubou todas as filas de espera, liberando atendentes para atuar de forma mais estratégica.

Patrícia Angélica Vasconcelos, gerente de atendimento da Up no país, comentou que a Hyperflow foi essencial para a ampliação dos canais digitais. “Foi possível exponenciar os atendimentos sem necessidade de aumentar o investimento, entregando experiências com alta qualidade”, destacou.

Agora o foco da empresa será ampliar o número de serviços disponíveis na plataforma por meio de inteligência artificial com análise de voz, que atenderão as demandas dos clientes de forma ainda ágil, personalizada e humanizada.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.