SAS: sem dados, sem IA generativa

Durante SAS Innovate, executivos da empresa falaram sobre combinação fundamental das tecnologias e apresentaram novidades de produtos com base nessa p

Author Photo
7:09 pm - 17 de abril de 2024
Bryan Harris, SAS Bryan Harris, SAS

O fundador e CEO do SAS, norte-americana focada em analytics, Jim Goodnight, costuma dizer que o SAS é uma empresa de pessoas ajudando pessoas. E é esta premissa que permeia os negócios e o desenvolvimento de produtos da companhia, segundo Bryan Harris, vice-presidente-executivo e CTO do SAS, que abriu o SAS Innovate*, evento anual da fabricante de software que acontece em Las Vegas, no Estados Unidos, nesta semana.

Harris destacou em sua fala a importância de utilizar dados e inteligência artificial (IA) para ajudar pessoas e negócios a tomar as melhores decisões. Ele ressaltou que a rápida aprendizagem é fundamental para se diferenciar e abraçar o futuro, mencionando casos de sucesso em diversas indústrias, desde aprimoramento da retenção de talentos até a redução de processos de semanas para apenas um dia. “Com mais de 17 mil clientes ao redor do mundo, nos destacamos oferecendo soluções que promovem produtividade, desempenho e confiança, tudo rodando na nuvem de preferência do cliente”, sintetizou ele.

Marinela Profi, estrategista global de produtos para IA da SAS, enfatizou a revolução em andamento da inteligência artificial no desenvolvimento de tecnologias e seu papel-chave na nova era. “Nunca houve na história um momento melhor para ser um desenvolvedor do que hoje”, afirmou.

Com a maioria da computação agora na nuvem e dispositivos móveis onipresentes, a produtividade tornou-se o cerne da inovação, acredita ela. Marinela destacou a importância de acelerar o processamento de dados e modelos para gerar tomadas de decisão mais eficazes. Ao transformar os negócios em mais produtivos, o SAS está impulsionando a produtividade em todas as áreas, completou.

Ela, inclusive, reforçou o ponto de que sem dados, a inteligência artificial não tem todo seu potencial explorado. “Sem dados, não há IA generativa”, enfatizou, destacando: “Estamos ajudando clientes, por exemplo, a sumarizar conversas, gerar respostas para os clientes e validar com intervenção humana”.

Em relação à computação quântica, a executiva delineou as expectativas da empresa. Segundo ela, o SAS tem explorado a computação híbrida entre computação quântica e a computação tradicional para gerar resultados promissores. “A computação quântica permite a pesquisa em todo o espaço instantaneamente”, acrescentou.

Modelos prontos para IA

Harris aproveitou o momento para anunciar o SAS Models para empresas que querem consumir inteligência artificial de forma massiva. Com a apresentação de modelos de IA específicos para cada indústria, com licenças individuais, o SAS quer preparar organizações com tecnologia de IA fáceis de implementar para produzir casos de uso no mundo real.

Udo Sglavo, vice-presidente de Advanced Analytics do SAS, contou que esses modelos ajudam a democratizar a IA, uma vez que não é preciso ter conhecimento técnico para usá-los. “Estamos falando de otimização de tarefas, eficiência e inovação”, assinalou.

Essa solução, inclusive, lembrou ele, é fruto do investimento de mais de US$ 1 bilhão do SAS para soluções para indústria anunciado em 2023, endereçando desafios específicos de verticais diversas do mercado.

Novidades do SAS para desenvolvedores

A empresa também anunciou outras inovações para o mercado, acelerando análises e o desenvolvimento para IA. Confira:

  • Data e AI Platafom Viya, que busca empoderar desenvolvedores para usar APIs para IA generativa, extraindo o máximo potencial de indústrias específicas que precisam de sistemas para integrar com suas LLMs.
  • SAS Data Maker, para aprimorar a qualidade dos dados e privacidade.
  • SAS Viya Copilot, que promete ampliar a produtividade de desenvolvedores, estatísticos e analistas.
  • SAS Viya Workbench. Voltado para desenvolvedores e modeladores, o recurso de computação sob demanda e self-service atua na preparação de dados, análise exploratória de dados e desenvolvimento de modelos analíticos e de machine learning. O Viya Workbench proporciona aos desenvolvedores e modeladores a possibilidade de trabalhar na linguagem preferida, inicialmente SAS e Python, com R disponível até o final de 2024.

*A jornalista viajou a convite do SAS

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.