SAP traz Sapphire ao Brasil e reforça compromissos de sustentabilidade

Versão brasileira do evento global quer reunir mais de mil lideranças para apresentar cases e renovar compromissos ESG internos e externos

Author Photo
11:05 am - 09 de setembro de 2022
Foto: Marcelo Gimenes Vieira, IT Mídia

“A SAP Brasil vem de dois anos muito acelerados, crescendo acima do próprio mercado de nuvem”, disse Adriana Aroulho, presidente da operação brasileira da gigante dos ERPs, aos jornalistas reunidos no escritório da companhia para uma coletiva. Talvez seja a frase que resuma os motivos da matriz alemã para trazer uma edição do Sapphire – que começa e termina nessa sexta (9) – para São Paulo.

Até 2019 o evento acontecia anualmente em Orlando, na Flórida – e o IT Forum participou da edição mais atual, em maio desse ano, confira aqui os detalhes. Após um hiato pandêmico retornou em novo modelo, com edição americana reduzida e oito outras regionalizadas, em mercados considerados chave – na América Latina passou por México e, agora, Brasil.

O objetivo é reunir clientes, parceiros e executivos da companhia para debater temas de interesse. A expectativa da SAP Brasil é reunir cerca de mil pessoas.

A empresa tem 27 anos no mercado nacional e, segundo Adriana, traz para cá os mesmos três imperativos da operação global: transformação digital dos negócios, formação de cadeias de suprimentos mais resilientes e sustentabilidade. “Não existe plano B para o planeta, é preciso preservar”, reiterou a executiva brasileira, ecoando aquela que talvez seja a parte mais repetida do discurso da empresa. “Não existe empresa inteligente sem ser sustentável.”

Leia também: SAP inaugura expansão do Labs Latin America com pretensões globais

A executiva reiterou aos jornalistas algumas ambições da empresa na seara ambiental, incluindo a meta de zerar emissões de carbono até o fim de 2023. “Claro que neutralizar na nossa operação é diferente da de tantos parceiros, somos uma companhia de software, mas já trabalhamos com energia renovável nos nossos data centers”, disse.

A empresa também aposta em responsabilidade social para “liderar pelo exemplo”. Um projeto feito com a Fundação Amazonia Sustentável (FAS) é o primeiro da empresa no Brasil com uma solução de gestão de dados chamada Susteinability Control Power, e deve impactar 25,8 mil famílias em 119 territórios da região amazônica [leia mais sobre esse projeto em breve no IT Forum].

A companhia também anunciou a publicação da segunda edição de seu relatório de sustentabilidade, referente ao ano de 2021. A SAP Brasil é a única operação local da companhia que produz um relatório dessa natureza, além da própria matriz alemã.

Expectativas

Segundo Gustavo Segre, vice-presidente de marketing da SAP Brasil, a realização do Sapphire no país é “uma demonstração da força do mercado brasileiro e presença da empresa”. Segundo ele, a empresa cresce na América Latina há 28 trimestres seguidos, e 86% das empresas listadas no Índice Bovespa usam soluções de ERP da companhia.

São, atualmente, mais de 90 parceiros de negócio no ecossistema. Além do investimento de R$ 120 milhões na recém-inaugurada expansão do SAP Labs, estrutura de inovação da empresa em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

“É o fechamento de um capítulo de grande investimento da SAP no Brasil”, reiterou Segre.

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.