Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?
Durante o IT Forum Trancoso, executivos debateram estratégias para reter e engajar essa nova geração no mercado de trabalho
Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a nova geração de colaboradores, os “nascidos na era verde”, destacando suas características e necessidades. A apresentação contou com a participação de Karine Chaves, CIO da Junto Seguros, Renan Borges Ferreira, diretor de TI da Cargill e Reginaldo Marinho Fontes, ex-CIO do Banco Safra, além da moderação de Vera Goulart, sócio fundadora e diretora acadêmica da SP TECH.
Recrutar talentos em TI já é um desafio por si só, mas o desafio se intensifica ao lidar com a nova geração, nativa digital. As empresas enfrentam a questão de como alinhar suas práticas e valores com a mentalidade dessa nova geração e como criar ambientes de trabalho que promovam a inovação, sustentabilidade e comprometimento a longo prazo.
Leia também: “As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale
Diante dessa problemática, Karine Chaves destacou a importância de adaptar métodos de recrutamento para engajar talentos digitais nativos. “Já que eles são muito plugados, se não estivermos nas mídias, não conseguimos atraí-los, nem os recrutar” explicou. Ela também mencionou o uso do TikTok como uma “grande sacada” para atrair essa geração, sublinhando que “dar autonomia para essa geração é o que ajuda a recrutar e reter”.
Já o executivo da Cargill focou nas diferenças comportamentais: “Os estímulos que essa geração recebe são diferentes da geração anterior. Isso molda o modo como eles enxergam tudo, inclusive os desafios.” Ele destacou a necessidade de uma comunicação eficaz, que “fale a língua” dessa nova geração.
Reginaldo Fontes comentou sobre a parceria da empresa com a SP Tech para definir perfis técnicos e habilidades interpessoais. Além de entender que “essa turma não vem por dinheiro”, mas sim por propósito e qualidade de vida.
Os palestrantes concordaram que o ‘nascido na era verde’ prioriza um equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal e tem pouco desejo de assumir cargos de liderança tradicionais. Isso se explica, segundo eles, porque os jovens tiveram por muito tempo uma referência de liderança exausta e sem tempo para a vida pessoal.
Para motivar e engajar esses novos colaboradores, Karine falou sobre a importância de conectá-los aos valores da empresa: “É preciso mapear sua persona e casar com as expectativas da empresa. Entender a corporação e entender o candidato.”
A política de diversidade e inclusão foi destacada como crucial. “Temos parcerias com empresas de recrutamento e realizamos assessments para mapear as ações”, acrescentou.
IT Forum Trancoso
A discussão em torno da sustentabilidade e a responsabilidade da tecnologia para um mundo melhor marca o tema central do IT Forum 2024: Revolução Verde.
De acordo com Adelson de Sousa, fundador do IT Forum e do Distrito Itaqui, esse é um dos paradigmas do Brasil – que tem o maior patrimônio ambiental do planeta, mas também é o que mais desmata. Outro deles é que o Brasil está entre os dez países que mais investem em tecnologia, mas está entre os dez menos competitivos digitalmente no mundo.
O foco em sustentabilidade do IT Forum 2024 não foi por acaso. Déborah Oliveira, diretora de conteúdo do IT Forum, acredita que, se a revolução verde não for a mais importante nas empresas, é uma das mais significativas. “Vamos, no próximo ano, trabalhar a tecnologia na sustentabilidade e a sustentabilidade na tecnologia”, resume.
Com dezenas de conteúdos em datas no primeiro e segundo semestre, o IT Forum 2024 terá sua primeira edição em Trancoso, entre os dias 01 e 5 de maio. A segunda edição marca a volta do evento para a Praia do Forte. O evento acontece entre os dias 21 e 25 de agosto.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!