Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Para a SAP, Brasil tem papel crucial para crescer na nuvem

Em entrevista exclusiva, Scott Russel comenta papel do País nos negócios da companhia alemã – que inicia essa semana seu Sapphire em Orlando (EUA)

Marcelo Gimenes Vieira
14:05 pm - 09 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

O australiano Scott Russel é um dos grandes nomes executivos da SAP no mundo. Além de membro do conselho de administração, é líder global de vendas e relacionamento com o cliente, e arquiteto da estratégia de soluções em nuvem da empresa alemã – área que sozinha cresceu mais de 30% no último ano fiscal e que, no Brasil, encontra potencial para “muito mais”.

É o que Russel me disse na última semana de abril, durante sua primeira visita ao Brasil. O executivo falou com exclusividade ao IT Forum no escritório da companhia em São Paulo. Destacou não só a capacidade do mercado brasileiro (e dos clientes) para crescer em termos de adoção de nuvem para soluções de gestão empresarial, mas também a do mercado latino-americano de inovar.

“Inovação pode ser entregue de muitas formas. [Os clientes] estão procurando novos modelos de negócio, parcerias, e como trabalhar juntos para criar receitas”, disse o executivo. “Muita da inovação que construímos na SAP atualmente vem dos nossos clientes. É o que queremos fazer aqui no Brasil, e estamos buscando oportunidades de colaborar e entender.”

Leia também: IBM e SAP fecham parceria para facilitar migração de cargas de trabalho para a nuvem

Russel também falou do Sapphire, evento global da marca que começa presencialmente essa semana em Orlando, estado americano da Flórida – e que terá edição brasileira em setembro. O IT Forum estará nos EUA essa semana a convite da SAP e trará as novidades direto de lá.

Confira abaixo os melhores momentos do rápido bate-papo.

 

IT Forum: É sua primeira vez no Brasil. Qual sua missão por aqui?

Scott Russel: Minha missão é simples: entender como ter um papel mais ativo e suportar nossos clientes no mercado brasileiro. O Brasil é um mercado estratégico, não só do ponto de vista de crescimento, mas também de importância para nós enquanto empresa. Temos uma capacidade muito grande de pesquisa e desenvolvimento [no País] e estamos investindo em expandir globalmente. Temos alguns dos clientes mais inovadores entre médias e grandes empresas elevando a SAP em diferentes. Desde que começou a pandemia eu não pude visitar fisicamente os clientes globalmente, mas acho muito importante o contexto local, e como nós como companhia podemos dar capacidade global e também capacidade de execução local. E no Brasil queremos assegurar que a nossa tecnologia é relevante para o mercado agora e no futuro.

 

IT Forum: E quais são as potências do mercado brasileiro para a SAP, pensando em termos de estratégia? O que o Brasil pode oferecer para a operação global da empresa?

Russel: São três as dimensões que consideramos quanto ao papel que o Brasil desempenha, ao menos para a SAP. A primeira é financeira. Se você olhar para o primeiro trimestre nós continuamos a crescer muito forte na nuvem. Considerando 12 meses atrás globalmente, 30%. O mercado brasileiro é essencial para SAP poder manter esse crescimento sustentável. O mercado de nuvem está crescendo cerca de 30% e queremos ir além disso aqui no Brasil. Por que? Porque acreditamos que a base de consumidores quer inovar e crescer. Mas mais que isso, crescer a capacidade de negócios que a SAP traz com sua tecnologia, que é única em muitos aspectos.

O segundo é a capacidade de fomentar inovação. Inovação pode ser entregue de muitas formas. Alguns clientes com quem temos falado estão procurando novos modelos de negócio, parcerias, e como trabalhar juntos para criar receitas por meio dos clientes, ou funcionários ou fornecedores. A criatividade e a inovação que historicamente temos visto é bastante crítica. Muita da inovação que temos construído na SAP vem dos nossos clientes. É o que queremos fazer aqui no Brasil, estamos buscando oportunidades de colaborar e entender.

Terceiro é ter impacto. Dentro da nossa agenda e proposito de tornar o mundo melhor a agenda da sustentabilidade é muito importante. Mais e mais nossos clientes aqui no Brasil que tem usado SAP por um bom tempo para seus processos de negócio de missão crítica. Mas agora eles precisam de ajuda para manejar a ‘linha verde’. Eles sabem o que querem alcançar, sustentabilidade está no topo da agenda de todo CEO que conheço. Mas como executar isso, medir, manejar e performar traz desafios que acredito que a nossa tecnologia pode desempenhar papel fundamental.

 

IT Forum: Quanto da SAP está na nuvem hoje, falando de portfólio? E você acha que existe um teto para essa migração?

Russel: O que aprendemos a respeito do nosso papel enquanto provedores de tecnologia para os negócios é que a ida para a nuvem está muito clara. Aprendemos algumas lições dos CEOs e principalmente CIOs. A nuvem como destino é a questão mais fácil de responder. Eu não conheci uma empresa ainda que não queira ter a habilidade de estar sempre com a última inovação, totalmente disponível, com segurança, com toda infraestrutura disponível.

Mas o que muitas companhias estão tentando descobrir é a jornada a partir de uma base existente. Quando lançamos o RISE with SAP, o lançamos como “transformação do negócio como serviço”. Não dissemos simplesmente “venha para a nuvem”, mas sim “vamos ajudar você a migrar e se transformar”. O que fizemos com o RISE foi mudar essa jornada, e o potencial para os negócios é imenso.

Clientes como Carrefour estão nessa jornada, outros vão levar um pouco mais. O que é interessante saber é que apesar do crescimento de três dígitos [no portfólio RISE] do número de clientes que observamos nos últimos 18 meses, quase 50% são totalmente novos. No mercado brasileiro isso é muito importante, porque há muitos clientes querendo expandir e crescer. Eles querem inovar com velocidade. É aí que a nuvem se torna muito importante.

 

IT Forum: Esse tipo de nível de serviço não é simples de atingir. Como os parceiros de canal ajudam nesse esforço aqui no Brasil?

Russel: Nosso ecossistema de canais é incrivelmente importante. Eles nos ajudam a ter alcance e insights e estar aptos para ajudar os clientes que nem sempre podem depender da SAP. E o Brasil é um mercado muito grande. A habilidade que eles têm de entender os processos de negócio e o que funciona com a tecnologia da SAP é uma grande força. E isso continua a ser elevado, e nós os temos ajudado a ter novas habilidades. Como prover segurança, privacidade de dados, operar sistemas 24/7 na nuvem. A parceria significa construir uma plataforma de inovação que vai além da pura consultoria. O que encontramos com o trabalho com os parceiros aqui no Brasil é que eles têm nos ajudado a mudar o modelo de negócios dos clientes.

 

IT Forum: Sobre o Sapphire. O que você destacaria no evento de Orlando e que resultados vocês esperam nesse primeiro evento, que será o primeiro desde a pandemia.

Russel: O Sapphire mudou um pouco de abordagem com relação aos anos anteriores. Ainda é um evento global, depois teremos um ‘tour mundial’, inclusive aqui no Brasil. Queremos ter a habilidade de localizar e entender o contexto local.

A expectativa é, primeiro, compartilhar e fazer networking. Tornar para as empresas capazes de entender o que a tecnologia pode fazer, mas também o que outras empresas já estão fazendo.

Segundo, o futuro. Muitas companhias nos procuram e perguntam para onde vai o futuro da tecnologia. Onde vamos investir. Eles querem ter um melhor entendimento do nosso roadmpa e o que esse rodamp tem a ver com os negócios deles.

Terceiro é influenciar, influenciar nossos parceiros. E ter feedback. É uma oportunidade grande de aprender.

Tags:
#SAP
Cloud Computing
nuvem
Sapphire
Scott Russel
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados