Projeto de energia solar na Amazônia receberá US$ 25 mil da Nextracker

Projeto da ONG Revolusolar levará energia solar a escola indígena da comunidade Terra Preta. Objetivo é capacitar levar formação profissional a morado

Author Photo
4:10 pm - 25 de abril de 2024
energia limpa Escola Indígena Municipal Arú Waimi, na comunidade indígena Terra Preta. Foto: divulgação

A especialista em energia limpa Nextracker anunciou essa semana que vai investir US$ 25 mil no projeto Kurasí Tury, piloto da organização não-governamental Revolusolar que busca um modelo energético sustentável para comunidades indígenas na Amazônia. Entidades como Tardezinha, UCB e a Honnold Foundation também fazem parte do projeto.

Kurasí Tury na língua nheengatu significa Energia do Sol. Por meio dele, em 2022, foi instalado um sistema fotovoltaíco e um inversor na Escola Indígena Municipal Arú Waimi, na comunidade indígena Terra Preta, que fica a 55 quilômetros de Manaus (AM). Ao todo, foram gerados 8,2 quilowatt-pico (kWp) – unidade de medida da capacidade máxima de geração de energia de um sistema fotovoltaico em condições ideais de irradiação solar.

No total, 20 moradores locais foram capacitados como instaladores de energia solar fotovoltaica. São eles que fazem a manutenção do sistema fotovoltaico instalado. Seis oficinas sobre energia solar e mudanças climáticas foram ministradas no local.

O projeto conta com o apoio da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME), a Associação Comunitária Indígena de Terra Preta (ACINCTP) e o Instituto Federal do Amazona (IFAM).

Condições prévias e benefícios

Um relatório da Revolusolar mostra que, em novembro de 2023, a população da comunidade Terra Preta ficou nove dias sem eletricidade. Durante o período, as famílias dependeram exclusivamente da eletricidade fornecida pelo sistema fotovoltaico da escola, único local que não sofre com apagões prolongados.

A verba doada pela Nextracker será usada na segunda fase do projeto, iniciada em dezembro de 2023. O objetivo é levar energia elétrica ao centro de saúde, centro comunitário e sistema de bombeamento de água. Da capacidade total instalada, foram gerados 1,3 MWh de energia.

Leia também: ESG também deve ser visto como prioridade entre os gestores dos departamentos de TI

“Para nós, a energia solar vai além da geração de energia limpa e participar de iniciativas como essa reforça nosso propósito de fortalecimento da cultura local e melhoria na qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades”, diz Nelson Falcão, diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios da Nextracker.

A Nextracker é responsável por fornecer tecnologia de rastreador solar (tracker) para empresas de geração centralizada, que produzem energia fotovoltaica em larga escala. É dona de um software baseado em machine learning integrado à solução e responsável pelo posicionamento das fileiras de módulos fotovoltaicos individualmente.

São considerados fatores como sombreamento, clima e condições geográficas da usina, de modo a aproveitar o período solar melhor e aumentar de 20% a 30 % a geração de energia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.