EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em entrevista ao IT Forum, o presidente da companhia revelou que o data center do Centro de Tecnologia se encontra em área de risco de alagamento

Author Photo
11:53 am - 04 de maio de 2024
Fonte: divulgação.

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da informação e comunicação do governo do Rio Grande do Sul, iniciou um processo urgente de migração de dados para a nuvem. Isso foi o que Luiz Fernando Zachia, presidente da companhia, revelou em entrevista ao IT Forum. 

O data center da Procergs, embora moderno, está localizado em uma área vulnerável a inundações na capital do estado. “Estamos acelerando a transferência de dados para a nuvem para garantir que nenhuma informação seja perdida caso o local seja afetado por enchentes”, explicou Zachia. 

Leia também: Desenvolvimento tecnológico e progresso social precisam de equilíbrio  

Quando questionado sobre um cenário em que os dados não estivessem sendo migrados para a nuvem, o executivo respondeu: “não quero nem pensar no cenário onde perderíamos acesso aos nossos sistemas. Estamos falando de milhões de vidas que dependem de programas sociais, segurança e serviços de saúde operando sem interrupções.” 

O processo de migração está sendo feito pela própria companhia, com o apoio dos principais provedores de cloud. Apesar de não abrir quais são as aplicações que estão sendo migradas, a Procergs diz que os serviços migrados estão sendo alinhados conforme prioridade do governo, assegurando que os serviços e dados essenciais estejam seguros. 

Dois diretores que deveriam estar nos Estados Unidos para um congresso permaneceram em Porto Alegre, juntando-se a outros diretores para supervisionar a operação.  

Em um verdadeiro plantão, Zachia afirma: “Estamos em um esforço contínuo com nossa diretoria e equipe técnica para garantir que todos os dados sejam seguramente transferidos para a nuvem.”  

Estado de calamidade pública no RS 

Atualmente, o Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública, enfrentando uma série de enchentes, com o Rio Guaíba alcançando níveis recordes de água, ameaçando romper os diques de proteção da capital. Essa situação já levou outras instituições, como o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a tomar medidas extremas como o desligamento de seu data center para evitar danos maiores. 

O desligamento afetou todos os sistemas administrativos e de processos judiciais eletrônicos (eproc) do TRF4 e da Justiça Federal no Rio Grande do Sul, deixando-os inoperantes temporariamente. “Nossa responsabilidade com a continuidade dos serviços governamentais é imensa”, destacou Zachia, enfatizando a importância de manter a infraestrutura de dados segura e operacional. 

A situação da Procergs e do TRF4 evidencia a necessidade crítica de adaptar as infraestruturas tecnológicas a eventos extremos, um tema que foi amplamente discutido no IT Forum Trancoso 2024.  

Esta crise sublinha a importância da tecnologia a serviço da humanidade, atuando na gestão de desastres e na proteção da infraestrutura crítica, garantindo que serviços essenciais continuem disponíveis mesmo diante de condições adversas. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Pamela Sousa

Redatora no IT Forum, é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Com 2 anos de experiência em produção de conteúdo, concentra-se na elaboração de reportagens e artigos jornalísticos.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.