Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Coalizão Symbiosis, com Google e Microsoft e outras, promete toneladas de remoção de carbono, impulsionando soluções contra mudanças climáticas

Author Photo
5:02 pm - 23 de maio de 2024

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft e Salesforce se uniram para lançar a Coalizão Symbiosis. Com um compromisso coletivo de contratar até 20 milhões de toneladas de créditos de remoção de carbono, o grupo visa acelerar o desenvolvimento e a adoção de soluções climáticas de alto impacto.

A Coalizão Symbiosis tem como objetivo não apenas reduzir as emissões, mas também restaurar ecossistemas e contribuir para as metas climáticas globais. As empresas fundadoras estão comprometidas em seguir diretrizes científicas rigorosas e superar os desafios enfrentados pelo mercado de remoção de carbono baseado na natureza. Reconhecendo as complexidades do envolvimento equitativo de povos indígenas e comunidades locais, a Coalizão também busca equilibrar os benefícios do sequestro de carbono com outros ganhos ambientais.

Leia mais: Como a tecnologia pode tornar o mundo mais sustentável

Além disso, segundo as empresas, em comunicado, há uma percepção de falta de projetos de restauração de alta qualidade e incerteza quanto à disposição de pagar, o que tem desencorajado investidores e minado a confiança pública no mercado de remoção de carbono baseado na natureza.

Melanie Nakagawa, Diretora de Sustentabilidade da Microsoft, afirma que “soluções baseadas na natureza de alta qualidade são vitais para enfrentar as mudanças climáticas”. Segundo Nakagawa, “essa colaboração ajudará a construir o mercado geral para essas soluções, levando a mais compras de restauração que beneficiam a todos nós”.

Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2022 aponta que limitar o aquecimento global a 1,5°C requer a remoção de bilhões de toneladas de CO2 anualmente. Soluções baseadas na natureza podem remover até 3 gigatoneladas de CO2 por ano até 2030. No entanto, apesar de existirem várias soluções para capturar e armazenar CO2, a maioria está em estágio inicial e não alcançou uma escala significativa, segundo o relatório.

Para atingir seus objetivos, a Coalizão Symbiosis lançou um compromisso antecipado de mercado e definiu critérios rigorosos de qualidade para aquisição de créditos de remoção de carbono. Eles também planejam expandir a coalizão, oferecendo oportunidades de compra de créditos por meio de um pedido conjunto de propostas, inicialmente focado em projetos de arborização e reflorestamento. Critérios como adicionalidade e durabilidade serão enfatizados, com planos para incluir projetos de restauração de manguezais posteriormente.

“Embora estejamos comprometidos principalmente em reduzir as emissões de nossas operações e cadeia de valor, reconhecemos que isso não será suficiente para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas”, disse Kate Brandt, Diretora de Sustentabilidade do Google.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*Com informações do site ESG Today

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.