Para a maioria dos usuários, o Windows 11 22H2 não comove

Dados da minha pesquisa informal mostram que maioria dos usuários do Windows 10 está satisfeita e não pretende migrar para o Windows 11

Author Photo
10:15 am - 31 de agosto de 2022

Na semana passada, escrevi sobre uma pesquisa que estou usando para perguntar aos usuários de PC sobre seus planos para o Windows 11. Com o lançamento da versão 22H2 virando a esquina – e com o Windows 11 agora com um ano de idade – a suposição operacional era de que muitos estariam prontos para avançar com a implantação.

Como eu disse antes, esta é uma pesquisa não científica, apenas uma tentativa de sentir os planos de todos. Não limitei quem poderia responder às perguntas, nem tentei estabelecer viés. (A pesquisa ainda está aberta se você quiser avaliar em que tipo de tópicos do Windows 10 ou 11 você está interessado.)

Dado que o Windows 11 tem requisitos de hardware mais altos, não é surpresa que a maioria dos entrevistados (69,1%) ainda esteja usando o Windows 10 em seus sistemas. Outros 16,3% executam o Windows 11, pouco menos de 5% usam o Windows 7 e 1,8% ainda executam o Windows 8.1 (!). Um punhado de entrevistados está em Macs (2,4%), Linux (3,5%) ou qualquer outra coisa (1,7%) – geralmente sistemas Windows/Linux de inicialização dupla.

Fiquei surpresa ao descobrir que mais da metade dos entrevistados (51,3%) já tem hardware que suporta o Windows 11. Pouco menos de 40% não tem um Trusted Platform Module, uma placa de vídeo boa o suficiente ou um processador que possa suportar o Windows 11. E 9% disseram que não têm planos de migrar para o Windows 11.

(Em casa, eu tenho apenas um sistema de quatro que está pronto para o Windows 11; são simplesmente máquinas antigas, embora agora todas tenham unidades SSD – uma obrigação nesta era do Windows.)

Quando os usuários antecipam a atualização para o Windows 11, as respostas são confusas; 43,5% simplesmente não tem certeza. Presumi que a chegada neste outono do Windows 11 22H2 seria um lançamento importante para as pessoas que planejam atualizar, mas apenas 3,6% esperam fazê-lo. Outros 2,8% disseram que atualizariam em seis meses e 10,5% planejam fazê-lo em um ano.

A grande maioria, 66,17%, planeja permanecer no sistema operacional que está executando agora, com 12,1% dizendo que está testando apenas o Windows 11 e 3,8% avaliando outras plataformas. Pouco menos de 18% estão usando o Windows 11 o tempo todo.

Quanto ao que empolga os usuários do Windows sobre o Windows 11, “melhor segurança” se destacou na nuvem de palavras. Mas nada mais parecia chamar a atenção do usuário.

Pesquisa Windows 11

O que mais empolga os usuários no Windows 11?

Como disse um entrevistado: “Em suma: nada. A verdade é que, como a maioria das pessoas, há muito parei de ficar ‘animado’ com qualquer coisa que meus computadores façam. Eles são ferramentas para me ajudar a escrever, organizar e me comunicar, e QUALQUER tempo gasto para descobrir os novos ‘recursos’ que a Microsoft (ou Apple ou Google) enfia na minha garganta é um tempo que me distancia de fazer qualquer coisa produtiva ou aproveitar a vida. A ‘excitação’ sobre novos sistemas operacionais é para geeks e é um fardo cada vez mais odioso para o resto de nós”.

Também incluí uma pergunta aberta sobre o que os usuários gostariam de ver alterado no Windows 11. Dos que responderam, muitos lamentaram o menu Iniciar renovado e uma interface do usuário inconsistente em vários sistemas de menu. Como uma pessoa escreveu: “O explorador de arquivos do Windows 11 fez alterações desnecessárias que funcionaram bem no Windows 10. Eu uso copiar, colar, recortar, excluir, renomear e atualizar com mais frequência do que o usuário médio. Acho que as substituições de ícones e a etapa extra necessária para atualizar as alterações no Windows 11 são uma perda de tempo adicional da minha parte. E, pessoalmente, acho que as diferenças do aplicativo Configurações no Windows 11 exigem que eu essencialmente passe por todo o aplicativo para fazer alterações adequadas a mim. Não precisei fazer isso no aplicativo Configurações do Windows 10”.

A Microsoft tem como objetivo tornar a interface do usuário mais simplificada. Mas ouvi de muitos usuários de longo prazo do Windows que ter que reaprender menus e cliques os torna mais lentos ao tentar recortar e colar. (Há várias maneiras e ferramentas documentadas para trazer muitos desses recursos de volta ao Windows 11.) E o fato de que os usuários que gostam de mover as coisas e personalizar sua área de trabalho podem fazer isso [no Windows 10] sem hacks e ferramentas de terceiros é provavelmente o maior obstáculo para a adoção do Windows 11. Será interessante ver se a Microsoft ouve seus principais usuários e traz de volta alguma capacidade de personalizar a plataforma.

Se você quiser ler o que outras pessoas disseram sobre o Windows 11, os resultados completos da pesquisa estão disponíveis aqui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.