AMD adquire a Nod.ai para aprimorar capacidades de software de IA de código aberto

A aquisição deve ajudar a AMD na competição contra a Nvidia pelo mercado de chips de IA

Author Photo
11:00 am - 13 de outubro de 2023
AMD Imagem: Shutterstock

A fabricante de chips AMD anunciou que tem planos de adquirir a Nod.ai, fornecedora de software de inteligência artificial e machine learning de código aberto. O negócio é uma tentativa de expandir suas capacidades de IA para competir com a líder do mercado de chips de IA, Nvidia.

De acordo com a AMD, a aquisição, que não teve detalhes financeiros divulgados, tem o objetivo de acelerar a implementação de ofertas baseadas em IA otimizadas para os aceleradores de data center Instinct da empresa, processadores Ryzen AI, processadores EPYC, SoCs Versal e GPUs Radeon.

A Nod.ai oferece software de código aberto para sistemas de IA futuristas, como IA generativa, usando abordagens avançadas baseadas em compiladores em vez de kernels manuscritos legados.

“Utilizamos métodos baseados em machine learning (aprendizado por reforço, em particular) para a geração de código e programação automática de cálculos e comunicações em um conjunto heterogêneo de recursos (como CPUs, GPUs, aceleradores, etc)”, diz uma breve descrição no portal da Nod.ai.

A aquisição da Nod.ai está alinhada com a estratégia de crescimento de IA da AMD, centrada em um ecossistema de software de código aberto que reduz as barreiras de entrada para as empresas por meio de ferramentas de desenvolvedor, bibliotecas e modelos.

Leia também: Gigantes da tecnologia ajustam preços devido aos custos da IA generativa

A principal concorrência da AMD no segmento de software de IA tem sido o conjunto de software CUDA, da Nvidia, que muitos analistas acreditam funcionar como uma muralha protetora para a fabricante de chips.

“A Nvidia se diferencia por sua stack CUDA e estratégia de ecossistema, que garante que qualquer técnica avançada de IA que requer GPUs já seja pré-suportada pelo stack CUDA da Nvidia, que ainda não tem uma competição significativa no espaço”, disse Chirag Dekate, vice-presidente e analista do Gartner.

Além disso, uma vez que todos os provedores de serviços em nuvem e fornecedores de sistemas se associaram à Nvidia para fornecer soluções de IA, os desenvolvedores foram forçados a adotar opções de software baseados na Nvidia, o que levou a um domínio ainda maior da companhia e permitiu que ela controlasse preços e margens, explicou Dekate.

A aquisição da Nod.ai poderia permitir que a AMD desenvolvesse uma alternativa de código aberto ao CUDA, com potencial de adoção massiva.

“O escopo dos modelos avançados de IA generativa está crescendo mais rápido do que as capacidades de computação necessárias para treiná-los. Com modelos de próxima geração com trilhões de parâmetros e modelos multi-modais e multi-modelos de próxima geração, não é surpresa que os principais inovadores em tecnologia estejam explorando diversos aceleradores computacionais para acelerar o treinamento, reduzindo o tempo e o custo envolvidos”, disse Dekate.

Veja mais: 9 dicas para aprimorar a busca e a produtividade com o ChatGPT

A AMD planeja usar o talento da Nod.ai para acelerar sua capacidade de avançar na tecnologia de compiladores de código aberto.

“A aquisição da Nod.ai deve aprimorar significativamente nossa capacidade de fornecer aos clientes de IA software aberto que lhes permita implantar facilmente modelos de IA de alto desempenho ajustados para o hardware AMD”, disse Vamsi Boppana, vice-presidente sênior do Grupo de Inteligência Artificial da AMD, em um comunicado.

A startup de Mountain View, Califórnia, fundada em 2013 por Anush Elangovan e Harsh Menon, fornece repositórios de IA, como a distribuição de machining leaning SHARK, que é construída com base em LLVMMLIR e IREE, da OpenXLA’.

As capacidades de automação baseadas em compiladores do software SHARK da Nod.ai reduzem a necessidade de otimização manual e o tempo necessário para implantar modelos de IA de alto desempenho em uma ampla variedade de plataformas de data center, borda e cliente alimentadas por processadores e arquiteturas da AMD, disse a startup em um comunicado.

A startup, que possui investidores como Menlo Ventures, Atlantic Bridge, Walden Riverwood Ventures, Alameda Research e Sequoia Capital, disse que já oferece soluções de IA otimizadas para os principais hiperescaladores, empresas e startups.

O acordo deve ser concluído até o final do trimestre, disse a AMD.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Anirban Ghoshal, Computerworld

Anirban Ghoshal é redator sênior. Ele cobre software empresarial para a CIO e bancos de dados e infraestrutura de nuvem para a InfoWorld.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.