Neogrid usa ChatGPT para acelerar adoção de nova plataforma
Empresa conseguiu reduzir tempo de implementação de semanas para dias com uso de IA Generativa
A Neogrid, empresa especializada em inteligência de dados para a gestão da cadeia de consumo, está recorrendo à Inteligência Artificial Generativa para modernizar a sua plataforma de dados. A empresa vem utilizando o ChatGPT para reduzir o tempo de adoção das novas funcionalidades da plataforma e para testar a compatibilidade das personalizações dos clientes com as versões recentes.
“Quem trabalha com plataformas de software no nosso mercado sabe que cada cliente possui particularidades no negócio que o diferenciam e são inseridas no software por meio de personalizações. Por esse motivo, quando são necessárias grandes atualizações evolutivas no software, não há como realizá-las sem termos a garantia de que estas personalizações continuem funcionando da forma esperada”, explica Carlos Alberto Soares Pereira, CTO da Neogrid.
Pereira conta que são necessários inúmeros testes para garantir que o cliente continue obtendo os melhores resultados com o software da Neogrid. “Esse processo pode ser muito oneroso e demandar bastante tempo. Ao usar a IA Generativa nessa fase, reduzimos consideravelmente esse esforço acelerando o processo de adoção dos clientes a novas versões do nosso software sem que para isso sejam afetadas suas personalizações”, destaca.
Redução de semanas para dias
Ao tornar o processo mais automatizado, a análise de compatibilidade das personalizações com a nova versão do software, bem como eventuais necessidades de ajustes agora acontecem em dias, quando antes poderiam levar semanas.
Segundo a empresa, nenhum dado ou informação sensível está sendo compartilhado na ferramenta, tendo em vista que a atuação é restrita ao código fonte das personalizações no software da Neogrid. Assim, diz a empresa, o procedimento é seguro e sem riscos de vazamento de dados ou exposição dos contratantes.
“É só o começo da aplicação desse tipo de tecnologia”, diz Pereira. “Logo, com seu amadurecimento, esperamos poder empregá-la em nossos algoritmos e em ferramentas conversacionais que vão atuar como copilotas da operação dos nossos clientes, tornando-os muito mais ágeis e competitivos.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!