Neogrid usa ChatGPT para acelerar adoção de nova plataforma

Empresa conseguiu reduzir tempo de implementação de semanas para dias com uso de IA Generativa

Author Photo
10:38 am - 21 de setembro de 2023
ChatGPT Imagem: Shutterstock

A Neogrid, empresa especializada em inteligência de dados para a gestão da cadeia de consumo, está recorrendo à Inteligência Artificial Generativa para modernizar a sua plataforma de dados. A empresa vem utilizando o ChatGPT para reduzir o tempo de adoção das novas funcionalidades da plataforma e para testar a compatibilidade das personalizações dos clientes com as versões recentes.

“Quem trabalha com plataformas de software no nosso mercado sabe que cada cliente possui particularidades no negócio que o diferenciam e são inseridas no software por meio de personalizações. Por esse motivo, quando são necessárias grandes atualizações evolutivas no software, não há como realizá-las sem termos a garantia de que estas personalizações continuem funcionando da forma esperada”, explica Carlos Alberto Soares Pereira, CTO da Neogrid.

Pereira conta que são necessários inúmeros testes para garantir que o cliente continue obtendo os melhores resultados com o software da Neogrid. “Esse processo pode ser muito oneroso e demandar bastante tempo. Ao usar a IA Generativa nessa fase, reduzimos consideravelmente esse esforço acelerando o processo de adoção dos clientes a novas versões do nosso software sem que para isso sejam afetadas suas personalizações”, destaca.

Redução de semanas para dias

Ao tornar o processo mais automatizado, a análise de compatibilidade das personalizações com a nova versão do software, bem como eventuais necessidades de ajustes agora acontecem em dias, quando antes poderiam levar semanas.

Segundo a empresa, nenhum dado ou informação sensível está sendo compartilhado na ferramenta, tendo em vista que a atuação é restrita ao código fonte das personalizações no software da Neogrid. Assim, diz a empresa, o procedimento é seguro e sem riscos de vazamento de dados ou exposição dos contratantes.

“É só o começo da aplicação desse tipo de tecnologia”, diz Pereira. “Logo, com seu amadurecimento, esperamos poder empregá-la em nossos algoritmos e em ferramentas conversacionais que vão atuar como copilotas da operação dos nossos clientes, tornando-os muito mais ágeis e competitivos.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.