10 comandos para turbinar o ChatGPT e acelerar a produtividade

CEO da Workhub revela quais Prompts são necessários para otimizar a relação com a ferramenta e obter as melhores respostas para as suas perguntas

Author Photo
3:12 pm - 05 de setembro de 2023
ChatGPT, dicas Imagem: Shutterstock

O ChatGPT já é a página mais visitada na categoria Computers Electronics and Technology no SimilarWeb, plataforma especializada em análises do ambiente virtual. No Brasil, a sua popularidade também é garantida.

Segundo dados da Semrush, portal de gerenciamento de visibilidade online, o país conquistou o quinto lugar em acessos ao ChatGPT, abocanhando 4,3% do tráfego global, e ficando atrás apenas dos Estados Unidos (19,5%), Alemanha (5,9%), França (5,7%) e Índia (4,7%).

Em meio a essa crescente procura por interações com a IA, a capacidade de aproveitar plenamente essa tecnologia se torna essencial, na visão de Andréa Migliori, CEO da Workhub. Para Andréa, que é usuária da tecnologia, alguns comandos se tornaram cruciais para otimizar a interação com a ferramenta e obter o máximo de suas vantagens.

Na lista a seguir, a executiva compartilha 10 dicas que considera mais relevantes para estabelecer uma comunicação mais eficaz e produtiva com o ChatGPT.

1. Comando de pergunta direta: a chave para informações precisas

Precisa de informações específicas? Faça perguntas diretas, claras e concisas. Isso permite que o ChatGPT compreenda sua intenção e forneça uma resposta precisa. Por exemplo, ao pesquisar a temperatura média em uma cidade durante o verão, uma pergunta como “Qual é a temperatura média em São Paulo no verão?” resultará em respostas mais relevantes e assertivas.

2. Comando de solicitação de exemplo: aprendizado por demonstração

Nada como bons exemplos para clarificar um conceito ou tema complexo, não é mesmo? O ChatGPT tem a capacidade de fornecer vários exemplos práticos que esclarecem pontos de dúvida. No caso de uma discussão sobre algoritmos de classificação, basta usar esse comando para compreender melhor o assunto: “Pode me dar um exemplo de como funciona o algoritmo de classificação k-NN?”

3. Comando de geração criativa: explorando novas ideias

Para estender ainda mais a capacidade do ChatGPT, utilize o comando de geração criativa. Se você estiver buscando soluções inovadoras para um problema ou precisa de ideias frescas para um projeto, simplesmente peça: “Gere algumas ideias criativas para melhorar a eficiência do meu projeto.”

4. Comando de análise comparativa: tomada de decisões embasadas

Andréa lembra que é cada vez mais frequente nos depararmos com cenários complexos, nos quais uma decisão envolve muitas variantes. Nesses casos, o ChatGPT também pode ajudar fornecendo uma análise aprofundada. Peça para ele comparar prós e contras de diferentes opções, por exemplo: “Analise as vantagens e desvantagens de implementar a estratégia A em comparação com a estratégia B.”

5. Comando de exploração de cenários futuros: antecipação estratégica

Esse caminho ajuda, e muito, a explorar possíveis desdobramentos futuros. Se estiver planejando um novo produto, pergunte: “Como diferentes cenários econômicos podem afetar o lançamento do nosso produto nos próximos anos?”

6. Comando de resumo detalhado: síntese de conteúdo

Sabe aqueles artigos ou relatórios longos, que exigiram horas e horas das quais você não dispõe? Esse comando é perfeito para quando você precisa processar rapidamente informações extensas. Encaminhe dessa forma: “Faça um resumo detalhado dos principais pontos deste relatório.”

7. Comando de exploração de citações e referências: aprofundando pesquisas

Perfeito quando a intenção é ir além do óbvio e incluir citações e referências relevantes. Solicite ao sistema para encontrar citações de especialistas sobre um tópico específico, como: “Encontre citações de especialistas sobre os impactos da inteligência artificial na indústria automotiva.”

8. Comando de esclarecimento de dúvidas: refinando compreensão

Quando encontrar uma resposta que precisa de mais clareza, utilize o comando de esclarecimento de dúvidas. Peça ao ChatGPT para explicar um ponto específico em maior detalhe, como: “Poderia me explicar mais sobre o processo de aprendizado supervisionado?”

9. Comando de desenvolvimento de plano de ação: direcionamento estratégico

Outra funcionalidade na qual o ChatGPT pode facilitar muito a vida profissional e pessoal, elencando medidas práticas a serem tomadas para alcançar um objetivo. Para que o sistema lhe oriente sobre como melhorar sua produtividade, a questão deve ser: “Elabore um plano de ação para otimizar minha rotina diária.”

10. Comando de exercícios práticos: aprendizado ativo

Aqui, Andréa destaca que a ideia é aprofundar o entendimento em determinado assunto, recorrendo ao ChatGPT em busca de exercícios práticos. Se você estiver estudando matemática, por exemplo, solicite: “Crie um exercício que ilustre a aplicação de derivadas em problemas do mundo real.”

A especialista frisa que a efetividade na interação com o ChatGPT melhora na medida do aprendizado realizado tanto pela inteligência artificial quanto pelo usuário.

“Obviamente não pretendemos esgotar aqui as inúmeras possibilidades oferecidas por esse relacionamento, mas mapear alguns comandos que potencializam essa dinâmica. Com as estratégias acima, você terá repertório para extrair muito mais valor do ChatGPT, alavancando suas interações com a IA e alcançando vantagem competitiva em um mundo em constante evolução tecnológica”, afirma a executiva.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.