Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares
Projeto levará conectividade para habilitar soluções digitais em propriedades no Mato Grosso
A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de 700 MHZ para levar conectividade 4G a uma área rural de 28 mil hectares. São fazendas do Grupo Bom Jesus, no estado do Mato Grosso, gigante agrícola que possui atividades de transportes, comercialização de grãos e insumos (fertilizantes, defensivos e sementes), pecuária e varejo de combustíveis.
O Grupo também mantém operação nos estados da Bahia e Piauí. Mas no MS, além da rede 4G, o projeto inclui redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para aplicações digitais no campo. A Vivo ainda será responsável por toda a infraestrutura de torres e equipamentos de telecom.
A rede NB-IoT responde por dispositivos estáticos – com aplicações de sensores de clima –, enquanto a LTE-M é responsável pela performance das aplicações que demandam mais mobilidade. A Vivo será responsável pela infraestrutura física que compõe o projeto, como a construção de torres e backhaul.
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O Grupo Bom Jesus diz que o projeto tornará a operação no MS mais digitalizada e eficiente. E que vem se digitalizando há alguns anos, mas agora, com conectividade cobrindo toda a área de cultivo, vai ampliar controles da operação e ter acompanhamento em tempo real do maquinário agrícola, caminhões e estações climáticas.
“A transformação digital no campo, impulsionada pela conectividade 4G, oferece oportunidades significativas para aumentar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade nas atividades agrícolas, com benefícios como informação em tempo real, monitoramento remoto, automatização e controle, gestão de recursos eficiente, rastreabilidade e segurança”, diz em comunicado Laerte Marroni, gerente de TI do Grupo Bom Jesus.
Estratégia da Vivo
Segundo a Vivo, sua estratégia para o agronegócio se baseia em orquestrar as soluções desenvolvidos pelo ecossistema do setor, além da cocriação de casos de uso com o próprio produtor rural. A proposta é levar tecnologia para agilizar a operação, oferecendo ao agricultor um ambiente digital que pode ser consultado de qualquer lugar a qualquer momento.
No portfólio rural da operadora, além da conectividade, está o Vivo Agro. São soluções de dados detalhados de microclima, dados da operação de maquinários, dados conjuntos e individualizados de atividades pecuárias, além de parcerias com universidades e startups com foco na pesquisa e desenvolvimento de soluções.
“A conectividade é a base de tudo, mas vamos além e evoluímos nossa proposta de orquestrador deste poderoso ambiente digital de soluções”, explica Diego Aguiar, diretor de IoT e Big Data da Vivo. “A parceria com o Grupo Bom Jesus tem potencial para alavancar a utilização das tecnologias disponíveis e criar um ambiente dinâmico e veloz, através da captação de dados da operação no campo em tempo real, trazendo eficiência e produtividade para o processo produtivo.”
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