Moment marketing – performance e contexto para as vendas de fim de ano

Para se destacar nas vendas do final de ano, é preciso que as marcas se atentem ao planejamento da estratégia de marketing.

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12:38 pm - 21 de dezembro de 2019

Com a chegada do final de ano, entramos no momento mais propício para compras, em que o varejo tem suas vendas impulsionadas pela Black Friday, Natal e liquidações pós-festas. Um levantamento da Ebit/Nielsen apontou que o e-commerce no Brasil cresceu 13,5% no final de 2018, faturando R$9,9 bilhões.

As vendas em lojas físicas também não ficaram para trás, contando com um avanço de 5,5% em 2018, em comparação com o Natal de 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Para se destacar nas vendas desse período, entretanto, é preciso que as marcas se atentem ao planejamento da estratégia de marketing.

Montar um plano de marketing requer alguns cuidados, e o ponto fundamental é considerar a análise preditiva de ROI, que consiste em agregar business intelligence e Big Data para fazer um prognóstico. Embasar-se em dados de campanhas anteriores usando métricas online para avaliar resultados de offline, permite criar uma estratégia mais forte e facilita o planejamento. Os modelos de atribuição de TV para online por exemplo demonstraram interesse exponencialmente crescente em 2019.

Conquistando consumidores com táticas novas

Nesse cenário, um caminho para práticas de relevância é o moment marketing, ferramenta criada a partir de Inteligência Artificial que conecta os universos online e offline (TV e rádio). Esse tipo de solução sincroniza em tempo real as campanhas multi-tela, capitalizando a conversão de consumidores que tem real interesse na categoria e aumentando exponencialmente o resultado nos momentos relevantes para a audiência a que as campanhas são destinadas.

Hoje, quando falamos em anúncios e da comunicação em si, sabemos da dificuldade de atrair a atenção dos consumidores. Há muitos elementos e fatores de dispersão. O moment marketing, no entanto, estimula o diálogo entre telas, a TV e o smartphone, por exemplo, elevando a exposição ao conteúdo das marcas e estimulando que diferentes mensagens sejam trabalhadas e conectadas na estratégia de comunicação.

Ao anunciar determinado produto na televisão, a empresa pode reforçar a mensagem, destacando os atributos e vantagens do item na peça elaborada para o digital, seja smartphone ou notebook. Essa interação torna a comunicação muito mais fluida, especialmente em momentos importantes do varejo e em que há a expansão dos investimentos em publicidade.

Esse tipo de iniciativa, com o marketing sendo feito em real time e sem uso de dados privados dos clientes, caminha para ser uma das principais tendências do mercado de comunicação, oferecendo novas métricas conectadas com performance (taxa de conversão) e permitindo medir offline no curto prazo da mesma forma que hoje medimos online. Assim, as marcas contam com um cenário de ganha-ganha: geram awareness, entregam conteúdos com contexto aos consumidores e clientes, podem avaliar com assertividade todo o investimento de comunicação e ter mais motivos para comemorar resultados.

*Por Ricardo Monteiro, CSO e COO da TunAd

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