Microsoft Edge superou o Safari da Apple em popularidade

Novos dados de um serviço de análise da web indicam que o Microsoft Edge agora é preferido como navegador por mais usuários de desktop do que o Safari

Author Photo
9:49 am - 19 de maio de 2022
Microsoft Edge

O Microsoft Edge ultrapassou o Safari da Apple para se tornar o segundo navegador de desktop mais popular do mundo com base em dados fornecidos pelo serviço de análise da web StatCounter.

Em fevereiro, o Microsoft Edge estava à beira de pegar o Safari com menos de meio ponto percentual (9,54% a 9,84%) entre os dois navegadores, em termos de popularidade entre os usuários de desktop. Os números mais recentes da StatCounter mostram que o Edge agora é usado em 10,07% dos computadores desktop em todo o mundo, 0,46% à frente do Safari; este último caiu para 9,61%.

O Google Chrome ainda ocupa o primeiro lugar de longe, com 66,58% de todos os usuários de desktop. E o Firefox da Mozilla tinha apenas 7,87% de participação, uma queda significativa em relação aos 9,18% que detinha em fevereiro. Os novos dados foram relatados pela primeira vez pela MacRumors.

A liderança do Edge em outros navegadores difere muito dependendo da localização. Por exemplo, nos EUA, o Edge está bem atrás do Safari – o Edge tem apenas 12,55% de participação de mercado, enquanto o Safari reivindica 17,1%. Na Europa, o Edge há muito ultrapassou o Safari, com 11,73% e 9,36%, respectivamente.

O Firefox nunca teve muita participação de mercado para começar. E não tem a influência de marketing da Microsoft ou do Google, o que significa menor reconhecimento da marca – e praticamente nenhum fora da comunidade de tecnologia, de acordo com Jack Gold, Analista Principal da empresa de pesquisa J. Gold Associates.

“Então, não acho que o Firefox seja mais do que uma ‘alternativa’ de nicho para os outros caras”, disse Gold.

Claro, a pista do Safari é principalmente como um navegador padrão no tablet iPhone e iPad da Apple. Nesses dispositivos, é uma história muito diferente. O Chrome tem 63,57%, o Safari 24,82% e outros vários navegadores respondem pelo restante.

Alguns serviços de análise da web já têm o Edge ainda mais à frente dos navegadores – exceto do sempre dominante Chrome. Por exemplo, os dados mais recentes do Net MarketShare mostram o Chrome com uma impressionante participação de mercado de 73,24%, o Edge com 12,93% e o Firefox com 4,73%. O Safari nem está entre os quatro principais navegadores.

A adoção do Edge tem sido lenta. Inicialmente, sofria de problemas de desempenho e compatibilidade em toda a web, o que levou muitos usuários ao Chrome, de acordo com Gold. Agora, no entanto, o Edge é relativamente comparável ao Chrome em termos de desempenho, em grande parte porque é construído no mecanismo Chromium subjacente.

Em 2020, a Microsoft relançou o Edge, reformulando-o com o mesmo código do navegador que alimenta o Chrome. A Microsoft não apenas fez do Edge uma cópia do Chrome, mas também expandiu o suporte para versões do Windows diferentes da 10, incluindo macOS e Linux.

“Quando a Microsoft mudou para um mecanismo Chromium, o Edge ficou muito mais rápido e compatível com mais sites que, devido à preponderância dos navegadores Google Chrome, foram criados para serem compatíveis com o Chrome e não com o Edge antigo (tinha alguns requisitos exclusivos para compatibilidade total)”, disse Gold.

A Microsoft também está adicionando recursos ao Edge, como segurança e privacidade aprimoradas, “cupons” para quem o usa para fazer compras e melhorias de desempenho, observou Gold.

O Edge também não tem alguns dos problemas que as versões anteriores tiveram ao lidar com alguns sites.

“E você não é mais obrigado a ter o Bing como mecanismo de busca”, disse Gold. Embora os usuários nunca tenham sido forçados a usar o Bing, a Microsoft dificultou a mudança para o Google.

O Edge também foi o navegador padrão com o Windows 10 e 11 e, portanto, com as melhorias, há menos motivos para os usuários mudarem. “Acho que muitas pessoas simplesmente não se preocupam em baixar o Chrome. O Edge faz praticamente tudo o que eles querem/precisam”, disse Gold.

Em junho passado, a Apple revelou uma reformulação substancial do Safari na Worldwide Developer Conference (WWDC) da empresa. Muitas dessas mudanças, no entanto, foram recebidas com críticas rápidas de usuários que as descreveram como “contra-intuitivas”.

A Apple passou por várias iterações durante o verão – tanto em dispositivos móveis quanto em desktops – e permitiu que os usuários voltassem amplamente ao design anterior do Safari antes do lançamento do iOS 15, iPadOS 15 e macOS Monterey.

Em fevereiro, Jen Simmons, Evangelista da Apple na equipe de Web Developer Experience para Safari e Webkit e Membra do CSS Working Group., foi ao Twitter para pedir feedback aos usuários sobre por que o Safari era impopular e pedir que eles apontassem problemas específicos. “Todo mundo nas minhas menções [está] dizendo que o Safari é o pior, é o novo IE”, Simmons twittou na época.

Na esperança de chegar ao fundo da raiva, Simmons pediu aos usuários do Twitter que apontassem bugs específicos e falta de suporte que os frustrassem ou dificultassem a criação de sites ou aplicativos.

Ao contrário de alguns navegadores rivais, como o Firefox, as atualizações da Apple para o Safari são escassas, com grandes atualizações chegando apenas uma vez por ano. Portanto, a maioria dos novos recursos é lançada em uma única instância. Embora isso possa agradar àqueles que não gostam de atualizações frequentes do navegador, também significa que atualizações e/ou correções para o Safari são raras.

Nos últimos anos, no entanto, o Safari recebeu uma série de reclamações sobre bugs do navegador, interface e experiência do usuário e compatibilidade do site, de acordo com MacRumors.

Em março, a Apple lançou o Safari 15.4 beta, supostamente “recheado” com mais de 70 novos recursos, como imagens de “carregamento lento” para reduzir o tempo de carregamento da página; um elemento de diálogo que representa uma parte de um aplicativo com o qual um usuário interage para executar uma tarefa, como uma caixa de diálogo ou janela; e Cascade Layers, que oferece aos usuários uma maneira de organizar estilos, como redefinições e padrões, até estilos de prioridade mais alta, como componentes, utilitários e substituições.

Mesmo com melhorias, porém, o Safari enfrenta uma subida difícil.

Como o Safari é específico da Apple, a menos que alguém seja um grande fã da Apple, eles provavelmente não usam o Safari, disse Gold.

“As máquinas Windows ainda são muito mais populares que os Macs, então o grande número de PCs significa que o Edge (e o Chrome) têm uma enorme vantagem de instalação sobre o Safari”, disse Gold. “Eu não vi muita absorção do Safari no Windows”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.