Maioria dos brasileiros gasta R$ 100 por mês com serviços por assinatura

Pesquisa realizada pela Vindi revela que mais da metade dos consumidores assina ou paga recorrentemente entre 6 a 10 serviços

Author Photo
7:31 pm - 15 de junho de 2021
assinatura streaming

Os serviços por assinatura, como planos de internet, serviços de streaming e outros produtos que podem ser assinados e pagos na recorrência estão se popularizando no país. Uma pesquisa sobre consumo recorrente no Brasil indica que mais da metade do público assina ou paga recorrentemente entre 6 a 10 serviços, enquanto 69% gastam mais de R$ 100 ao mês com assinaturas.

Intitulado “Como os brasileiros consomem serviços e produtos recorrentes”, o levantamento foi conduzido pela Vindi, plataforma de pagamentos online e de gerenciamento de pagamentos recorrentes do Grupo Locaweb. O levantamento entrevistou 1.600 brasileiros, das mais diferentes regiões, para traçar um diagnóstico sobre as principais tendências neste cenário.

Leia mais: Mercado de TI do Brasil pode crescer 20% em 2021, aponta pesquisa 

Uma das descobertas da pesquisa, no entanto, é que as pessoas não sabem exatamente quanto gastam ao mês com serviços recorrentes por assinatura. Além disso, muitos consumidores não reconhecem planos de academia, tags de pedágio e planos de TV a cabo como assinaturas. Porém, a associação é imediata quando se trata de serviços digitais, como streamings, apps de música e jogos.

Serviços

Os dados mostram que 23,7% dos participantes assinam entre 2 e 5 serviços recorrentes, enquanto 50,6% pagam recorrentemente entre 6 a 10 e 24,8% assinam mais de 10 serviços. Por outro lado, menos de 1% não pagam ou assinam recorrentemente por um único serviço.

Em relação ao tipos de produtos ou serviços consumidos na modalidade, 74% os consomem apenas digitalmente, como streaming de músicas e filmes, aplicativos, jogos, dentre outros. Já 22% assinam serviços digitais e produtos físicos. Por fim, somente 4% assinam apenas produtos físicos, como ração, cosméticos, vinho, café e outros.

De acordo com a Vindi, dentre as mais de 6 mil empresas clientes da plataforma que trabalham com modelo de recorrência aumentaram seu volume de vendas em 65% de 2019 para 2020, enquanto as que não utilizam o modelo cresceram 28%. “Um dos principais benefícios de optar pelo modelo de assinaturas é a garantia de uma receita fixa todo mês, semestre ou ano”, detalhou Rodrigo Dantas, co-fundador, CEO da Vindi e coordenador da pesquisa.

O executivo explica por meio da modalidade as organizações são capazes de fazer um planejamento financeiro mais seguro. “O empresário sabe que pode contar com aquela receita e não tem a insegurança de não saber se seus produtos ou serviços serão vendidos ou não”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.