Mercado de TI do Brasil pode crescer 20% em 2021, aponta pesquisa

Segmento já registrou primeiro trimestre "forte" com crescimento de 15,7% em relação ao mesmo período do ano anterior

Author Photo
6:05 pm - 14 de junho de 2021
EY

O mercado brasileiro de TI pode registrar um crescimento de 20% em 2021, aponta a pesquisa iMonitor IT, divulgada nesta segunda-feira (14) pela Advance Consulting. A alta mínima do ano deve ser de 16,5%, segundo a responsável pelo levantamento.

O resultado prevê um ano “exuberante” para a TI do País, e vem na esteira de um primeiro trimestre já considerado forte. No período, o crescimento foi de 15,7% em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior.

Essa foi a primeira vez em dez anos que o estudo registrou um crescimento de dois dígitos em um primeiro trimestre.

Ainda de acordo com os resultados da iMonitor IT, 2021 contará com aumento de vendas de TI nos segmentos de educação, saúde e varejo, e entre pequenas e médias empresas. No geral, o ano será de “muitos projetos pequenos”, mas que vão requerer alta velocidade para vender e implementar.

Leia também: Empresas brasileiras investiram 8,2% de suas receitas em TI em 2020

​Em relação às áreas que deverão receber investimentos, a pesquisa prevê um aumento de vendas de TI em soluções de nuvem, segurança, ferramentas de análise e produtos satélites ao sistema de gestão empresarial (ERP).

Há, no entanto, um fator limitante para a evolução do segmento: a falta de mão de obra. Segundo o levantamento, faltam não apenas programadores e desenvolvedores, mas bons profissionais de vendas, marketing, operações, RH, atendimento e suporte.

A consultoria ouviu 4.500 empresas, sendo que 55% delas possuem um quadro de até 50 colaboradores, com 63% registrando um faturamento anual de até R$ 9 milhões. Quanto ao perfil dos entrevistados, 88% são C-Level (sócio, proprietário, CEO, presidente, diretor) e em relação à atividade principal 43% atuam no segmento de serviços e 29% no de software, formando um universo extremamente qualificado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.