Loggi agiliza entregas e melhora atendimento ao cliente

Há quase quatro anos no mercado brasileiro, a Loggi, plataforma on-line de entrega que conecta clientes e motoboys, decidiu, em 2015, adotar uma solução multicanal baseada na nuvem, da Zendesk. O objetivo era reorganizar o atendimento ao cliente e suportar seu rápido crescimento – a empresa conta com mais de 10 mil clientes e teve uma expansão de 600% só em 2016.

Os principais desafios da Loggi eram reduzir o tempo médio de espera para o primeiro contato em caso de incidentes nas entregas em andamento (os quais são responsáveis pela maior demanda do atendimento), aumentar a produtividade da equipe de atendimento e tornar a medição de indicadores mais assertiva.

Até 2015, o atendimento ao cliente era feito por e-mail e telefone, o que era caótico, de acordo com Mário Minatel, head de Operações da Loggi. Com a plataforma da Zendesk, a Loggi agora utiliza multicanais de atendimento, oferecendo melhor suporte não apenas aos consumidores, como aos colaboradores externos, os motofretistas.

Segundo o executivo, foi feita uma integração com o app dos entregadores, e adicionado o botão “Deu Ruim”, uma maneira mais fácil de os motofretistas entrarem em contato com a Loggi para resolver os problemas de entrega. “Assim que o motoboy aciona o botão, o cliente recebe uma mensagem de aviso e liga para a Loggi. Antes, o entregador consumia entre 20 e 30 minutos para resolver um incidente e agora isso é possível de ser feito em dez minutos”, conta o executivo.

Melhorias visíveis

Para Minatel, o alinhamento entre a área de TI com a de experiência do cliente foi essencial para o sucesso do projeto. “Ambas as áreas trabalharam em conjunto nas integrações e no entendimento da experiência do cliente para resolver os problemas”, disse. Ele completa: “A TI entende, de fato, as necessidades e dores da nossa área de experiência do cliente e traz soluções simples para atividades do cotidiano de um especialista de atendimento, por exemplo”.

Outro resultado obtido com o projeto foi a queda no tempo médio de espera para a resolução de e-mails, por exemplo, que caiu de 15 horas para 1,6 hora entre o primeiro e o segundo semestre de 2016.  No mesmo ano, o customer satisfaction core, métrica de satisfação do cliente, que era de 89% já hoje chega a 95%.

“A partir do uso das soluções da Zendesk, a Loggi teve acesso a indicadores mais assertivos: acompanhamento do ciclo de vida de cada um dos contatos, e entendimento do perfil de cada cliente/empresa”, complementa Tatiana Piloto, diretora de vendas da Zendesk Brasil.

Recent Posts

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

42 minutos ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

14 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

16 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

16 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

18 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

18 horas ago