Notícias

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada cinco brasileiros estão com medo do futuro diante das mudanças climáticas. Foram analisadas atitudes e expectativas dos consumidores em relação ao papel das marcas em meio a conversas ambientais.

Segundo a pesquisa, 7 em cada 10 pessoas (70%) expressaram preocupação de que o aquecimento global se transforme em um problema maior. Para a diretora de conteúdo criativo da Getty Images, Renata Simões, esse cenário dá para empresas brasileiras a oportunidade de aumentar o impacto de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), apresentando esforços de conservação sustentável de maneira que realmente “repercuta entre os consumidores”.

A executiva cita campanhas da Natura, por exemplo, que são “referências em representatividade da fauna e flora brasileira”. “As empresas brasileiras podem provocar uma resposta mais significativa dos consumidores ao selecionar recursos visuais que reflitam ações reais, inclusive aquelas específicas para abordar a questão do desmatamento na Amazônia”, diz Renata.

Verde cliché

O estudo indica que as tendências de pesquisa e download da Getty Images também refletem o interesse das empresas em promover recursos visuais de energia ecologicamente corretos. Pesquisas por termos como “energia solar”, “painel solar”, “energia verde” ou “energia renovável” aumentaram consideravelmente no ano passado, diz a empresa.

Veja também: HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

Entretanto, de acordo com a executiva, esse interesse em alternativas de energia sustentável é representado por marcas e empresas brasileiras de forma limitada.

Representações visuais mais comuns geralmente apresentam jovens envolvidos em práticas ecológicas, negligenciando adultos mais velhos. Além disso, ao invés de mostrar contribuições cotidianas para o cuidado com o meio ambiente, como a reciclagem de garrafas plásticas ou a transição para uma energia interna ecologicamente correta, as empresas geralmente optam por imagens conceituais abstratas.

De acordo com a especialista da Getty Images, ações tangíveis, como o uso prático de uma garrafa reutilizável ou uma lâmpada LED, são conceitos visuais mais atraentes do que imagens abstratas ou vídeos de uma semente em crescimento, por exemplo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Participe! Inscrições para o Prêmio Executivo de TI do Ano 2024 já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano de 2024!…

10 minutos ago

Rodrigo Dienstmann: ‘No futuro, teremos o 5G embutido nas estratégias de digitalização das empresas’

A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…

40 minutos ago

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

15 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

17 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

19 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

20 horas ago