Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada cinco brasileiros estão com medo do futuro diante das mudanças climáticas. Foram analisadas atitudes e expectativas dos consumidores em relação ao papel das marcas em meio a conversas ambientais.
Segundo a pesquisa, 7 em cada 10 pessoas (70%) expressaram preocupação de que o aquecimento global se transforme em um problema maior. Para a diretora de conteúdo criativo da Getty Images, Renata Simões, esse cenário dá para empresas brasileiras a oportunidade de aumentar o impacto de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), apresentando esforços de conservação sustentável de maneira que realmente “repercuta entre os consumidores”.
A executiva cita campanhas da Natura, por exemplo, que são “referências em representatividade da fauna e flora brasileira”. “As empresas brasileiras podem provocar uma resposta mais significativa dos consumidores ao selecionar recursos visuais que reflitam ações reais, inclusive aquelas específicas para abordar a questão do desmatamento na Amazônia”, diz Renata.
O estudo indica que as tendências de pesquisa e download da Getty Images também refletem o interesse das empresas em promover recursos visuais de energia ecologicamente corretos. Pesquisas por termos como “energia solar”, “painel solar”, “energia verde” ou “energia renovável” aumentaram consideravelmente no ano passado, diz a empresa.
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Entretanto, de acordo com a executiva, esse interesse em alternativas de energia sustentável é representado por marcas e empresas brasileiras de forma limitada.
Representações visuais mais comuns geralmente apresentam jovens envolvidos em práticas ecológicas, negligenciando adultos mais velhos. Além disso, ao invés de mostrar contribuições cotidianas para o cuidado com o meio ambiente, como a reciclagem de garrafas plásticas ou a transição para uma energia interna ecologicamente correta, as empresas geralmente optam por imagens conceituais abstratas.
De acordo com a especialista da Getty Images, ações tangíveis, como o uso prático de uma garrafa reutilizável ou uma lâmpada LED, são conceitos visuais mais atraentes do que imagens abstratas ou vídeos de uma semente em crescimento, por exemplo.
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