Notícias

Executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0 durante o IT Forum Trancoso

No cenário de Trancoso, na Bahia, o IT Forum reuniu líderes do setor industrial para discutir as transformações e desafios da Indústria 4.0. A apresentação contou com a participação de Daniel Lopes Martins, CIO da CBMM, e Caio Nogueira, CIO da Renault na América Latina, com mediação de Reinaldo Roveri, da Stratica Consultoria. 

O encontro começou com o levantamento da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, estudo anual do IT Forum que entrevista líderes de tecnologia das maiores empresas do Brasil. As informações serviram como ponto de partida para a discussão sobre inovação e investimento no setor da indústria. 

Um dos pontos destacados pelo estudo foi a distribuição das prioridades de investimento. Enquanto em outros setores, a cibersegurança foi identificada como uma das principais prioridades, com 48% dos entrevistados destacando sua importância, o setor industrial mostrou uma perspectiva diferente, com apenas 34% dos líderes priorizando esse aspecto. 

Leia mais: IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

Durante o debate, surgiu uma explicação para essa discrepância: para alcançar um nível de segurança comparável ao da indústria, os investimentos necessários no setor de varejo tendem a ser mais significativos. 

Metaverso industrial

Caio Nogueira, CIO da Renault na América Latina revelou cases sobre o processo de digitalização da fábrica, enfatizando a evolução que já estava em curso na Renault antes de sua chegada. “Inicialmente, eu pensava que a indústria era um campo completamente diferente, mas rapidamente vi que os princípios da Indústria 4.0 já estavam sendo incorporados” explicou. A integração de dados e sistemas já era uma realidade na Renault, com muitas áreas operacionais sob a tutela da direção de tecnologia. “Desde 2017, trabalhamos para equipar nossas instalações com as infraestruturas necessárias para suportar a comunicação avançada entre máquinas,” compartilhou. 

Esse processo de ultra digitalização é só o começo: o executivo projeta todo um metaverso no setor da indústria. “Imaginamos um cenário onde podemos monitorar nossas operações de forma virtual, integrando ainda mais os dados e a realidade aumentada para otimizar todos os aspectos da manufatura” projetou. 

Sobre os aspectos positivos desse processo, o CIO explica: “o maior benefício dessa prática foi a busca por eficiência. Dentro do pilar industrial tem uma coisa chamada manufatura. Não houve mudança nos protocolos, o metaverso trouxe ainda mais rigor nos protocolos. Trouxe mais qualidade e uma economia absurda.” Além disso, ele citou a importância da qualidade de vida dos colaboradores, que poderiam fazer todo o monitoramento da fábrica de forma virtual.

Outro executivo da indústria que trouxe sua perspectiva foi Daniel Lopes Martins, CIO da CBMM (Companhia Brasileira da Metalúrgica e Mineração). Ele destacou a evolução e as complexidades enfrentadas pela indústria de mineração. 

Ele delineou como a CBMM vem aplicando iniciativas de tecnologia desde 2018, concentrando-se em eficiência, qualidade, segurança, velocidade e flexibilidade. “Estamos investindo fortemente em tecnologia para garantir a segurança e eficiência em todas as etapas da produção”, afirmou o executivo. 

Apesar dos diversos avanços, a jornada da CBMM rumo à total implementação da Indústria 4.0 não está isenta de desafios. A integração completa dos sistemas e a manutenção da eficiência financeira permanecem como obstáculos significativos. No entanto, Daniel é otimista: “A sinergia entre TI e operações é crucial, e estamos redesenhando nossa rede tecnológica para enfrentar esses desafios de maneira eficaz”. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

15 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

15 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

17 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

18 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

19 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

20 horas ago