Notícias

Globant: 3 lições para projetos de eficiência operacional com IA

“Apesar do meu nome, eu não gosto de projetos faraônicos”, foi com esse tom de humor que Kefreen Batista, diretor-executivo de tecnologia da Globant, introduziu o painel ‘Eficiências operacionais otimizadas com o uso da IA’, apresentado na manhã desta quinta-feira (02) no IT Forum Trancoso 2024.

Leia mais: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

Durante a discussão, o executivo trouxe algumas das lições e melhores práticas desenvolvidas pela empresa de software em projetos de eficiência operacional com IA de clientes, incluindo a Disney. “Os projetos precisam ser construídos de formas muito simples, associados às necessidades de negócio”, avaliou o diretor.

Nada dura para sempre

Se métodos antigos não funcionam mais, crie novos. Isso inclui projetos de IA. De acordo com Batista, é fundamental que organizações pensem e implementem processos que fogem do padrão e da zona de conforto, quebrando moldes pré-estabelecidos para gerar novas eficiências operacionais com possibilidades que eram desconhecidas. “Às vezes, precisamos abrir mão dos nossos ‘filhos’”, brincou.

Aprimore a eficiência

“Eficência operacional você não consegue com processo. É uma jornada”, explicou o diretor da Globant. De acordo com ele, para ultrapassar os limites da eficiência, é necessário desenvolver modelos que possam agilizar operações de receita, otimizar linhas de produtos, cronogramas de cadeia de suprimentos e pontos de contato com o clientes. “Você precisa buscar eficiência em cada pedacinho”, reforçou.

Inovação colaborativa

Por fim, o executivo lembrou que o objetivo dos times de TI deve ser não apenas implementar tecnologia, mas fomentar uma cultura de inovação colaborativa dentro das organizações. Isso passa por nutrir uma mentalidade de aprendizagem e adaptações contínuas. Um exemplo disso é como a própria Globant está abordando o tema da IA internamente.

“Hoje, 100% dos colaboradores da Globant aprendem sobre inteligência artificial”, contou. “Eles não precisam se tornar cientistas de dados, mas entender como a IA vai impactar suas vidas. Quando isso permeia a empresa, ideias surgem de lugares inéditos”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

11 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

12 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

14 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

15 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

16 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

16 horas ago