KPMG: fusões e aquisições de mídia e telecom saltam 69% no 1º semestre

Segundo consultoria, semestre aquecido indica fase de recuperação da economia brasileira

Author Photo
3:35 pm - 09 de setembro de 2021
fusão

O Brasil registrou o melhor semestre dos últimos dez anos em fusões e aquisições. Somente no setor de mídia e telecomunicações, foram 22 fusões e aquisições no primeiro semestre, segundo levantamento da KPMG que analisou 43 setores da economia brasileira. O número representa uma alta de 69% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 13 transações desse tipo foram concluídas.

Das 22 negociações, 16 foram domésticas (ou seja, realizada entre empresas brasileiras), cinco de empresas estrangeiro adquirindo empresas de brasileiros e uma empresa estrangeira adquirindo de estrangeiros.

“As empresas brasileiras realizaram 804 operações de fusões e aquisições no primeiro semestre, um aumento de mais de 55% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram fechados 514 negócios”, comentou Márcio Kanamaru, sócio-líder de tecnologia, mídia e telecomunicações da KPMG no Brasil.

Leia mais: EY e Microsoft ampliam parceria e planejam crescer US$ 15 bi em cinco anos

De acordo com o sócio da KPMG e coordenador da pesquisa, Luís Motta, as transações indicam que o mercado doméstico continuou aquecido, mesmo no período de pandemia. “Acreditamos também que muitas operações ficaram represadas no ano passado devido ao momento de incertezas e estão sendo concretizadas este ano. Por isso, tivemos um primeiro semestre tão aquecido, o que indica que estamos em uma fase de recuperação”.

Quanto ao tipo de transação concretizada nos primeiros seis meses deste ano, 524 foram do tipo doméstica e 256 de estrangeiro adquirindo empresa no Brasil. “Foi o melhor semestre da história tento para as transações domésticas quanto para as transações de estrangeiros adquirindo de brasileiros desde o início da nossa pesquisa”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.