Confira: tudo que aconteceu no IT Forum Trancoso 2023!

Edição de 25 anos do IT Forum teve seu primeiro momento de 2023 em Trancoso, na Bahia, e discutiu a liderança ambidestra

Author Photo
9:16 pm - 24 de abril de 2023
IT Forum Trancoso Imagem: Reprodução/GN2 Conteúdo

Terminou no domingo (23) o IT Forum Trancoso, edição que celebra os 25 anos dos fóruns de tecnologia promovidos pela IT Mídia. E foi uma edição grandiosa: com quase 800 participantes, sendo pouco mais de 120 CIOs, o evento teve como tema Liderança Ambidestra: do Guru ao Guri, e priorizou sobretudo a necessidade de dar aos executivos de tecnologia das companhias brasileiras ideias para promover inovação e, ao mesmo tempo, manter suas operações (que já não são nada simples) rodando com eficiência.

Para Dante Freitas e Renan Hannouche, sócio-fundadores da consultoria de TI e inovação GZero e professores convidados da SingularityU Brasil, o caminho para a ambidestria passa por repensar o futuro aprendendo sem referências. A dupla propôs, na manhã de quinta-feira (20), que líderes corporativos precisam retomar o contato com seu “guri” interior, questionando certezas para buscar um caminho de inovação.

Renan Hannouche, sócio-fundador da consultoria de TI e inovação GZero e professor da SingularityU Brasil (Imagem: GN2 Conteúdo)

Renan Hannouche. (Imagem: GN2 Conteúdo)

Depois da abertura, no primeiro debate do primeiro dia de IT Forum Trancoso, alguns CIOs – incluindo Auana Mattar, CIO da TIM Brasil, Edilson Reis, CIO do Bradesco, e Fernando Pajares, CIO do Banco Digi+, com participação de Marcelo Braga, presidente e líder de tecnologia da IBM Brasil, debateram como a ambidestria pode se dar na prática por parte dos líderes das empresas. A resposta passa por contar com a ajuda do ecossistema e por permitir que inovação venha de qualquer lugar na companhia – ou até fora dela.

Edilson Reis, Bradesco, IT Forum Trancoso

Edilson Reis, do Bradesco. Foto: GN2 Conteúdo

O segundo (e último) painel do dia mudou um pouco o foco e passou a discutir como os executivos de tecnologia podem fechar a difícil equação entre o uso de tecnologias no hype com aquelas realmente necessárias para a manutenção do negócio. Participaram Debora Bortolasi, diretora-executiva da Vivo responsável pelo B2B, Renata Marques, CIO Latam da Natura &Co, Wanderley Baccalá, diretor-executivo do Hub Digital da Globo, e Cristiane Gomes, diretora de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo CCR.

Renata Marques, Natura, IT Forum Trancoso

Renata Marques, da Natura &Co. Foto: GN2 Conteúdo

No segundo dia do IT Forum Trancoso, dois painéis, dessa vez com foco nos CEOs, continuaram discutindo temas caros às lideranças em 2023. No primeiro – chamado Ambidestria no topo das organizações – estiveram Diego Puerta, general manager da Dell Brasil, além de Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury, e Ricardo Guerra, CIO do Itaú. Mediou a escritora e palestrante Rafa Brites. A conclusão é que os líderes do futuro deverão ser “polidestros”, ou seja, aliar diversas perspectivas da vida: profissional e pessoal, tudo ao mesmo tempo.

Rafa Brites, Jeane Tsutsui, IT Forum Trancoso

Rafa Brites (esquerda) e Jeane Tsutsui. Foto: GN2 Conteúdo

No último grande painel do evento um tema urgente: ESG (acrônimo que reúne as preocupações ambientais, sociais e de governança). Participaram Ana Karina Bortoni Dias, presidente do conselho da Biolab Farmacêutica, Vera Goulart, diretora acadêmica e sócia da São Paulo Tech School, e Fabio Mota, VP de serviços aos negócios e tecnologia (SN&Tech) da Raízen. E muito embora essa seja uma preocupação crescente das empresas, os presentes concordaram que muitos líderes falam mais do que realmente fazem.

Fábio Mota, Raízen, IT Forum Trancoso

Fábio Mota. Foto: GN2 Conteúdo

O IT Forum Trancoso foi encerrado com um belíssimo show de Caetano Veloso, que apresentou músicas novas e sucessos do passado no show da turnê Meu Coco, que marca os 80 anos de vida do artista – um dos maiores da história da MPB.

it forum trancoso, caetano

Caetano Veloso. Imagem: Reprodução/GN2 Conteúdo

Antes da TI, A Estratégia

Duas salas paralelas marcaram os dois dias do IT Forum Trancoso. A primeira recebeu o título Antes da TI, a Estratégia, e pautou os debates com base nos principais achados do estudo da IT Mídia de mesmo nome. Confira as matérias:

Projetos de IA têm que ser construídos junto aos usuários

Crise global afeta 5G e desacelera projetos de redes privadas

Empresas testam as águas do metaverso e se preparam para potencial futuro

Como engajar times além da TI para reforçar estratégias de cibersegurança

Apenas 14% das empresas pretendem investir em blockchain em 2023

Caminho para a inovação não pode estar fechado em silos

Conteúdos Patrocinados

Os parceiros da IT Mídia também levaram conhecimento de altíssimo nível para o IT Forum Trancoso. Leia a cobertura:

Questtonó Manyone‘Não adianta gastar milhões em eventos pirotécnicos se o básico não estiver bem-feito’

Thoughtworks: Tecnologia responsável se tornará tão importante quanto comercial e financeiro em decisões

Globant: IA ajudará a humanidade em momento de pico de eficiência

Avanade: Reduzir atrito financeiro de projetos de TI passa por mais transparência

EY: Ágil em escala: transformação da Petrobras traz retorno de R$ 1,5 bi em 2022

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.