Reduzir atrito financeiro de projetos de TI passa por mais transparência

Mensagem da Avanade no IT Forum Trancoso é: demonstração clara e detalhada do valor obtido por projetos é vantajoso para todo o negócio

Author Photo
2:27 pm - 21 de abril de 2023
Felipe Almeida, Avanade, IT Forum Trancoso Felipe Almeida. Foto: GN2 Conteúdo

Se existe ampla expectativa de que a relação entre áreas de tecnologia e negócios seja cada vez mais próxima, não é menos verdade que existem pontos de fricção entre elas – principalmente quando o assunto é dinheiro, ou seja, orçamento para projetos. Da TI, espera-se que a comprovação do valor de cada projeto seja demonstrada com clareza, mas isso nem sempre acontece.

Como, então, reduzir esse atrito? Como tornar os custos e os resultados de projetos de TI mais claros para os negócios (e até para os próprios CIOs)?

O tema foi explorado por Felipe Almeida, head de Advisory da Avanade, durante a palestra A tecnologia está em todos os lugares. Mas como fazer mais com menos?, realizada nessa sexta-feira (21) durante o IT Forum Trancoso.

No painel patrocinado, o especialista apresentou a metodologia da empresa para dar mais visibilidade financeira aos projetos, o que é benéfico tanto para o executivo de tecnologia como para os pares de negócio, na hora do diálogo e do convencimento. Mas como materializar o real valor dos investimentos feitos?

Leia tudo: as notícias do IT Forum Trancoso

“Como otimizo e mudo minha figura de custo e auto financio essa inovação?”, disse Almeida, que enumerou quatro passos iniciais. Primeiro, usar um modelo de valor padrão; depois definir uma árvore de valor que faça a conexão com valores financeiros; depois medir margem operacional, capital de giro, fluxo de caixa e eficiência de capital; e por último se basear nesses dados para qualquer “comunicação com outros executivos”.

O conceito da Avanade que busca traduzir essa visibilidade entre valores e custos envolvidos nos projetos é chamado de Valor 360. É baseado em uma série de dimensões, com o objetivo central de rentabilidade, como deseja qualquer empresa.

“A ideia é ter um modelo que correlacione a tecnologia com o que o negócio está discutindo. Tem que ter uma correlação entre como a gente gasta e o que o negócio enxerga”, resumiu.

Transparência como chave

Um estudo mostrado pelo executivo mostrou que programas de transformação de custo nos projetos podem ser desafiadores, e apenas 37% dos executivos acreditam que eles foram bem-sucedidos.

Outros 77% entendem que a TI não tem transparência de custos. “Isso para mim é matador. Ou seja, eles investem e não conseguem enxergar pra onde o dinheiro está indo”, resumiu o executivo da Avanade.

“Quando faço uma leitura rápida dessa pesquisa, me vem à cabeça que o que temos feito não está tendo resultado. Ou o resultado não se mostrou eficaz.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.