ESG: discurso ainda é maior do que ações

Em painel no segundo dia do IT Forum Trancoso, executivos discutem sobre ESG e oportunidade ainda não tão aproveitadas

Author Photo
3:29 pm - 21 de abril de 2023
Painel IT Forum Trancoso 2023 Painel IT Forum Trancoso 2023 Foto: GN2 Conteúdo

A última plenária do IT Forum Trancoso 2023 foi marcada por uma conversa sobre um tema em pauta em todas as empresas: ESG. A sigla, no discurso dos negócios de todos os ramos, inclusive de tecnologia, ainda não é a realidade em muitos casos.

“Não é simples, principalmente quando você enxerga o todo. Se o mercado piora, os juros estiverem caros, na hora de você entregar resultados e não conseguir trazer os links do resultado com o ESG, as pessoas tendem a ficar desconfiadas e dar um passo para trás. É preciso articular muito bem para emplacar o ESG. Nesse momento, eu sinto um retrocesso, mais fala do que fato. Precisa articular bem e precisa criar relatórios ou melhores exemplos para que isso aconteça”, pondera Ana Karina Bortoni Dias – Presidente do conselho da Biolab Farmacêutica.

Vera Goulart, diretora acadêmica e sócia da São Paulo Tech School, concorda ao afirmar que as empresas não necessariamente conseguem ter uma mensuração direta e, com isso, se torna fácil cortar ações que não são justificadas.

Por outro lado, Fabio Mota – VP de serviços aos negócios e tecnologia (SN&Tech) da Raízen, deu uma perspectiva diferente. “A gente tem enxergado esse movimento: temos mais demanda do que oferta, porque em alguns mercados desenvolvidos (Japão, Europa, Estados Unidos) a demanda é muito grande e tem indústrias que não vão conseguir mexer no core business, que é onde surge a oportunidade para a gente.”

A importância do ESG

Vitor Cavalcanti, sócio da IT Mídia e moderador do painel, questionou os convidados sobre a tecnologia para viabilizar cada um dos pilares do ESG. Convidada a falar sobre o Social, Vera afirmou: “A tecnologia é o nosso produto final. Para nós, educação sempre foi a base do que queríamos fazer em função da inclusão social e com o objetivo da empregabilidade. Por um lado, temos um gap de profissionais de tecnologia e, por outro, milhares de jovens desempregados no Brasil”.

Leia tudo: as notícias do IT Forum Trancoso

A solução do problema para esse gap é pensar diferente, diz a especialista. “Porque a gente não vai conseguir cobrir a lacuna de profissionais fazendo o que a gente já faz. A gente fala de fazer diferente, mas voltamos para o nosso dia a dia e temos medo de arriscar e fazer diferente. Quando é preciso contratar alguém, é sempre no mesmo perfil”, provoca ela.

No universo de Governança, Ana citou o home office. “Com a tecnologia, as empresas conseguem ter um ambiente de trabalho híbrido e mais diverso e, para isso, é necessária a governança. Outro exemplo é a governança em situação de crescimento de uma startup, em que a tecnologia precisa ser usada para garantir uma governança fluida. É necessário ter segurança, estudo, comunicação.”

A emissão de gás carbônico, uma das pautas mais faladas em Sustentabilidade, também pode ser olhada pela perspectiva de tecnologia. De acordo com Fábio, ela permite a revisão de processos e eficiência para ser mais sustentável. Também é possível encontrar vias técnicas de conectividade, usando múltiplas tecnologias existentes e entender qual funciona melhor em cada situação.

Para o futuro, Fábio acredita que ainda há muito oportunidade. “A energia elétrica nos tira a possibilidade de trânsito entre países, enquanto o líquido atravesse. Mas nós vemos e trabalhamos para desenvolver tecnologias que podem usar a nossa matéria-prima ou produto e transformá-lo em energética elétrica no destino. Por exemplo, levar etanol para o destino e extrair o hidrogênio.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.