IA ajudará a humanidade em momento de pico de eficiência

Evandro Reis, VP de Tecnologia e Desenvolvimento de Negócios da Globant, fala sobre desafios e oportunidades da tecnologia no IT Forum Trancoso

Author Photo
5:45 pm - 20 de abril de 2023
Evandro Reis, VP de Tecnologia e Desenvolvimento de Negócios da Globant Evandro Reis, VP de Tecnologia e Desenvolvimento de Negócios da Globant (Imagem: GN2 Conteúdo)

Com uma apresentação feita por Inteligência Artificial, Evandro Reis, VP de Tecnologia e Desenvolvimento de Negócios da Globant, começou sua palestra no IT Forum Trancoso falando sobre eficiência.

“As empresas e nós somos cobrados todos os dias por produtividade e eficiência e isso é maximizado por algo que a ciência já estudou e tem provas: pensamento de forma lógica, resolver os problemas de maneira clara. E isso tem um nome: racionalidade”, contextualiza ele.

Parafraseando Steven Pinker, filósofo cognitivo, diz que a humanidade está no momento de eficiência passando agora com a IA, CX, etc. É o pico da eficiência, mas nós como seres humanos temos dificuldade de fazer coisas que definem a racionalidade.

Dentro desse contexto, a Inteligência Artificial (IA) é algo que demandará que os humanos estejam treinados para aproveitá-la, reinventar-se e atingir níveis de eficiência jamais vistos.

Leia mais: Tecnologia responsável se tornará tão importante quanto comercial e financeiro em decisões

“Tem um conceito abaixo do deep learning que é a IA generativa, que é a origem do que a gente chama de modelo de linguagem. O deep learning é a capacidade de pegar um monte e dados, falar para a máquina o que tem e pedir a resposta que estou procurando, sem controle. Isso é uma coisa muito difícil, que a gente não sabe fazer”, alerta Evandro.

Segundo o especialista, ao falar de experiências imersivas, colocar óculos e entrar em uma realidade paralela, é possível. Mas, se é uma coisa necessária hoje, é debatível. Porém, há toda uma geração que aceita como real.

“Uma das versões de controle que falamos é juntar o mundo físico com o mundo digital e é um passo. E um deles chama-se metaverso, que não tem nada a ver com botar óculos e entrar naquela realidade. Essa é uma das versões, dada por uma empresa, mas não é a única”, comenta Evandro.

Por fim, ele provoca o público a refletir sobre alguns pontos de vista do momento tecnológico vivido:

  • O aumento da produtividade, não é capaz de lidar com o excesso que produzimos, então é preciso saber como vamos usá-lo;
  • O metaverso é coisa do passado. Isso já está acontecendo;
  • O uso de excessivo de dispositivos imersivos de tecnologia digital são responsáveis pelo aumento de depressão, índice de suicídio entre jovens, entre outros.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.