Investimentos da Apple na Índia estão começando a gerar recompensas

As receitas da Apple na Índia quase dobraram no trimestre de junho, com os parceiros da empresa aumentando a produção do iPhone

Author Photo
10:00 am - 26 de agosto de 2022
Apple India

Já deve estar claro até que ponto a Apple vê a Índia como um mercado estrategicamente importante com o qual continua se comprometendo.

Investimentos da Apple na Índia

A empresa vem estendendo seu relacionamento com o país há anos, então a decisão de aumentar a produção do iPhone não é uma grande surpresa no contexto de cadeias de suprimentos em queda e tensão geopolítica contínua. A forma como a Apple abordou a construção de negócios na Índia representa, sem dúvida, um guia estratégico que qualquer empresa deve seguir ao expandir para qualquer economia em desenvolvimento.

Como todo relacionamento, a relação começou com a comunicação, quando Tim Cook, CEO da Apple, fez uma viagem à Índia, em 2016, para sinalizar a importância do país para os planos de longo prazo da Apple. “Não estamos aqui por um trimestre, ou dois trimestres, ou no próximo ano, ou no próximo”, disse Cook à NDTV. “Estamos aqui por mil anos”.

Prometa, pesquise, invista

Seguir a promessa significa fazer backup de palavras com ações e, devido ao tamanho da Apple, essas ações também devem ser dimensionadas. E elas são.

Considere todos os diversos compromissos visíveis e meses de extensa negociação entre a Apple, governos locais e nacionais, incluindo os parceiros da cadeia de suprimentos da fabricante do iPhone. Essas conversas levaram a alguns relaxamentos na política da Índia, à introdução de vários incentivos para convencer os fornecedores a estabelecer centros de fabricação na Índia e muito mais.

Por sua vez, a Apple também se envolveu. Ela possui um enorme centro de desenvolvimento em Hyderabad, Índia, onde ocorre grande parte do desenvolvimento do Maps; agora oferece uma loja on-line e provavelmente adicionará pontos de venda a partir do próximo ano. Esse investimento em desenvolvimento de software na Índia também ajuda a empresa a alcançar muitos desenvolvedores brilhantes do país.

A Apple colocou alguns de seus investimentos em CSR [Corporate Social Responsibility] em projetos em todo o país, e seus parceiros já começaram a fabricar alguns iPhones lá. As notícias de hoje de que a Apple fará iPads e dispositivos iPhone 14 na Índia simplesmente ampliam esse relacionamento existente e em expansão. (À medida que procura diversificar, a Apple também está explorando a fabricação no México e expandindo sua presença no Vietnã.)

Apple está crescendo rapidamente na Índia

Segundo maior mercado de smartphones do mundo, a Índia está se transformando em um mercado altamente lucrativo para a Apple. As receitas quase dobraram no trimestre mais recente, disse a empresa, e esse sucesso se estende às receitas de serviços, que bateram recordes de todos os tempos no país. A empresa quebrou seus recordes de vendas de iPhone, iPad e Mac na Índia no ano passado.

É importante não subestimar o valor dos serviços digitais e da banda larga 5G em países como a Índia, onde o acesso à Internet é fornecido principalmente sem fio devido à relativa falta de infraestrutura de linha fixa. Com 5G, serviços de excelência e um compromisso comprovado e visível com o país, a marca domina o segmento de dispositivos premium, ela agora detém cerca de 20% do mercado local de smartphones e parece no caminho de um crescimento ainda maior.

Engajamento e negociação são essenciais

O sucesso da Apple na construção de negócios na Índia exigiu que a empresa se concentrasse na solução de alguns grandes desafios. Foi preciso muita negociação e habilidade para encontrar maneiras de contornar o protecionismo econômico anterior do país – em um ponto, os dispositivos da Apple carregavam enormes sobretaxas que só foram mitigadas com o início da produção lá.

Esses desafios também se estenderam ao nivelamento do tratamento dos trabalhadores em suas fábricas parceiras. A Foxconn foi forçada a fechar sua fábrica em Chennai por meses após um terrível incidente de intoxicação alimentar que afetou os trabalhadores de lá. Naquela época, foi relatado que a alimentação e a acomodação não estavam de acordo com o padrão que a Apple queria – o que, considerando todos os anos de relatórios sobre o tratamento dos trabalhadores nas fábricas da Apple, era um problema que a empresa poderia ter dispensado.

Outro desafio aparentemente não resolvido diz respeito ao sigilo.

Veja bem, embora todos pareçam conhecer todos os detalhes dos negócios da Apple, já que alguns vazadores parecem ter insights tão profundos sobre suas atividades, a Apple é, pelo menos culturalmente, uma empresa altamente secreta. Aparentemente, a empresa queria iniciar a produção do iPhone na Índia mais cedo, mas verificou que manter o mesmo grau de sigilo que mantém na China seria “desafiador de replicar”.

Isso é uma lição em si, é claro: cada mercado é diferente e qualquer negócio que se instale precisa levar em consideração essas diferenças. Às vezes, você precisa ajustar a maneira como faz negócios em uma nova nação para refletir o que é possível. Isso é o que a Apple parece ter feito, dada sua decisão de iniciar a produção do iPhone 14 na Índia alguns meses após o início da produção na China. (Esse intervalo de dois meses também sugere que nem todos os novos modelos do iPhone serão disponibilizados imediatamente.)

E o saldo? Profundo envolvimento

Qualquer empresa que pretenda construir uma presença em novos mercados precisa se envolver profundamente nessa nação, deve se envolver profundamente para reconhecer e atender às necessidades locais e deve mostrar clareza de propósito e compromisso.

Isso é precisamente o que a Apple se propôs a fazer quando começou seu trabalho lá.

Abrir uma loja no exterior raramente é tão simples quanto apenas replicar o mesmo modelo de negócios; requer compromisso com o longo prazo e ajuste às necessidades locais. As recompensas da Apple por fazer exatamente isso só agora estão começando a ser percebidas. Como sua empresa pode explorar essa oportunidade econômica?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.