Google atualiza políticas no Brasil para barrar anúncios financeiros fraudulentos

Anunciantes que não atualizarem verificação não poderão mais promover produtos e serviços financeiros por meio do Google Ads

Author Photo
11:35 am - 19 de agosto de 2022
Google

O Google anunciou a atualização de sua política de produtos e serviços financeiros para expandir o programa de verificação para anunciantes do segmento no Brasil. Na prática, diz o Google, a medida cria uma nova camada de segurança contra fraudes e visa ajudar a proteger a rede de golpes financeiros.

As empresas de serviços financeiros que anunciam no Google no Brasil precisarão demonstrar que têm autorização de um órgão regulador desse segmento e completar o programa de verificação para promover seus produtos e serviços por meio das plataformas do Google.

Segundo o Google, os anunciantes já podem iniciar o processo de verificação, enquanto a nova política será atualizada a partir de 17 de outubro de 2022. A partir desta data, os anunciantes que não completarem o novo processo de verificação não poderão mais promover seus produtos e serviços financeiros por meio do Google Ads.

Leia também: Como a Youse ganhou eficiência e reduziu fraudes usando inteligência artificial

“Temos trabalhado de forma consistente para garantir que os anúncios que exibimos são seguros e confiáveis e sabemos que colaborar com órgãos reguladores é crítico para nosso sucesso”, destacou o Google em comunicado.

O programa de verificação de anunciantes para o segmento financeiro foi lançado pela primeira vez no Reino Unido em setembro de 2021. Lá as empresas do setor já são obrigadas a demonstrar que são autorizadas pela Financial Conduct Authority do Reino Unido.

De acordo com o Google, desde o lançamento dessa política, notou-se um declínio no número de denúncias sobre publicidade promovendo golpes financeiros. A verificação expandiu para outros países e mercados, incluindo Austrália, Cingapura, Taiwan e, agora, Brasil, Índia e Portugal.

Em 2021, segundo o relatório de segurança de anúncios do Google, a empresa afirma ter bloqueado ou removido mais de 58,9 milhões de anúncios globalmente por violar políticas de serviços financeiros.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.