Google anuncia cabo submarino ligando EUA ao Brasil, Argentina e Uruguai

Infraestrutura recebeu o nome de Firmina em homenagem a escritora abolicionista brasileira Maria Firmina dos Reis

Author Photo
5:42 pm - 09 de junho de 2021
cabo submarino, fibra óptica

O Google anunciou nesta quarta (9) o Firmina, cabo de fibra óptica submarino construído pela empresa e que vai conectar a costa leste dos Estados Unidos a Las Toninas, na Argentina, com duas estações: Praia Grande (SP), no Brasil, e Punta del Este, no Uruguai. Segundo o Google, é o cabo do tipo mais longo do mundo. A empresa não revelou o valor investido.

O Firmina deve aprimorar o acesso aos serviços do Google para usuários na América do Sul. São 12 pares de fibra óptica que prometem aos usuários finais acesso rápido e de baixa latência a produtos como Gmail e YouTube, além da própria Busca. Também serão acelerados serviços corporativos no Google Cloud.

Diz que o Firmina é capaz de funcionar com uma única fonte de energia em uma das pontas, caso outras fontes de alimentação fiquem indisponíveis. Isso é importante para manter o funcionamento do cabo, já que os dados são transportados como pulsos de luz dentro de uma fibra óptica.

firmina google ilustração

Ilustração mostra rota do cabo Firmina. Fonte: Google 

O Google explica que em cabos ópticos o sinal é amplificado a cada 100 quilômetros por meio de uma fonte de energia de alta voltagem nas estações em cada país. Cabos mais curtos aproveitam a energia em uma única ponta, o que é mais difícil de fazer em cabos longos e pares de fibra mais largos.

Leia mais: Logicalis compra siticom para expandir ofertas de SDN e 5G

O design do Firmina, diz a empresa, consegue isso ao permitir voltagem 20% maior no cabo do que a utilizada em sistemas anteriores.

Com o Firmina, o Google diz já ter investido em 16 cabos submarinos próprios, além de outros em sistema de consórcio. E diz que vai continuar trabalhando em novos projetos do tipo.

Maria Firmina dos Reis

O nome do cabo – Firmina – é uma homenagem do Google à brasileira Maria Firmina dos Reis (1825-1917), abolicionista e escritora brasileira. Ela é considerada a primeira romancista do Brasil e ganhou um Doodle em 2019.

“Assim como outros cabos que já construímos, quisemos homenagear uma pessoa essencial para o avanço da compreensão entre os seres humanos e da justiça social”, justifica a empresa, em postagem no blog.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.