Estudo: lideranças se preocupam com impacto do trabalho remoto nas relações interpessoais

Preocupação de 80% dos C-level se choca com demanda por maior flexibilidade por parte dos colaboradores, indica levantamento da Mercer

Author Photo
11:25 am - 23 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

A maioria dos executivos de C-level nas organizações globais se disseram preocupados com o impacto do trabalho remoto na construção das relações entre as pessoas, identificou um novo estudo da Mercer divulgado essa semana. Segundo o relatório, 80% dos C-Level temem que, com o trabalho virtual, as relações sejam menos sólidas e que possam afetar a cultura organizacional.

Na América Latina, 66% dos líderes de RH manifestaram apreensão com as mudanças no formato das interações sociais. Para esta parcela, o trabalho digital afetaria “construções mais sólidas”.

“Um dos motivos que explicam a preocupação dos líderes em manter o trabalho híbrido e remoto é a cultura latino-americana, que busca estabelecer relações, majoritariamente, por um contato mais pessoal, ou seja, em países como Brasil as interações de forma física são fundamentais para a construção e desenvolvimento das relações entre pessoas e empresas”, analisa Guilherme Portugal, líder de transformação da Mercer Brasil.

Leia mais: Empresas de tecnologia enfrentam pressão de sindicalização enquanto trabalhadores da Amazon e Apple se organizam

A preocupação dos líderes, entretanto, se choca com a demanda por maior flexibilidade nos modelos de trabalho por parte dos funcionários. Globalmente, 60% dos participantes querem maior flexibilidade no trabalho, e no Brasil 43%.

Há outros desafios que também têm questionado a atuação das lideranças e do RH no ambiente corporativo. O estudo alertou para desafios como exaustão e esgotamento dos colaboradores; redução de orçamentos da pauta de pessoas; necessidade de implementação de programas de “reskilling e Upskilling” da força de trabalho.

“Todas as tendências identificadas no estudo têm em comum a busca por um modus operandi mais flexível em seus formatos de estrutura de trabalho, relações, modelos de participação e parceria; que seja mais empática com as pessoas e seus modos de ser; mais centrada na potencialização das relações; que leve em conta os colaboradores como pessoas em um processo evolutivo de transformação; e que tome ações considerando o lado humano das organizações, mas de forma integral. Isso nos mostra que as partes querem trabalhar em parceria, ou seja, que as pessoas querem trabalhar com e não para a empresa”, afirma Marisabel Ribeiro, líder de estratégia de talentos da Mercer Brasil.

Temas de ESG também foram apontados como desafiadores para a agenda de transformação, além da implantação inadequada de novas tecnologias. Sobre o ESG, o estudo identificou que 96% dos colaboradores querem trabalhar em uma empresa sustentável, que aja corretamente com as leis, porém apenas uma em cada três empresas já tem estes indicadores como meta para seus executivos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.