Como transformar seu carro em um ótimo escritório móvel

Seu veículo pode ser o melhor lugar para trabalhar, onde quer que esteja. Só precisa do material certo para ajudá-lo

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9:35 am - 21 de outubro de 2022
carro, car office, escritório Foto: Shutterstock

Agora que você está acostumado a trabalhar fora do escritório corporativo, é hora de estender os limites além da mesa da cozinha ou do quarto de hóspedes para o escritório móvel definitivo. Pode não ter quatro paredes e um refrigerador, mas oferece uma visão matadora do mundo e pode permitir que você trabalhe em qualquer lugar.

Vendedores, avaliadores de seguros, trabalhadores de serviços públicos e muitos outros há muito entendem os benefícios de trabalhar em um carro. Em um sentido muito real, o escritório deles está onde precisa estar, seja na sala de conferência de um cliente, em um canteiro de obras ou mesmo na beira da estrada. Mas há uma pegadinha: para ser uma base de operações móvel eficaz, o carro requer uma transformação tecnológica com o equipamento certo.

Nos últimos 30 anos, abracei o conceito de escritório híbrido, trabalhando em meu escritório, em casa e nos escritórios de clientes e colaboradores. Cada vez mais, isso inclui meu Audi A4 AllRoad de 9 anos. Na verdade, em vez de voar para cidades próximas para colaborações, reuniões e apresentações, geralmente eu dirijo.

Em uma recente e agitada viagem de dois dias a Boston, em vez de voar (e lidar com o inevitável voo atrasado ou cancelado) de Nova York, entrei no carro e dirigi. Claro, leva mais tempo do que voar, mas quase se equilibra quando você leva em consideração as corridas de táxi de e para o aeroporto, o tempo morto na fila de segurança e a espera interminável.

Durante a viagem, parei algumas vezes para verificar meu e-mail, acompanhar o que acontecia no trabalho e atualizar meu discurso com os números mais recentes. Para o mundo exterior, nunca saí do meu escritório. Isso porque eu não fiz.

Espaço de trabalho sobre rodas

É hora de pensar no carro como um cubículo sobre rodas. Pode parecer apertado por dentro, mas os bancos da frente são confortáveis, o banco de trás é um excelente sofá e o carro oferece privacidade máxima em comparação com o assento do meio de um avião.

Ao longo dos anos, passei a apreciar cinco elementos-chave que transformaram meu carro em meu escritório:

  • poder para executar meus dispositivos
  • uma boa conexão com a internet, então estou sempre on-line
  • a capacidade de fazer e receber chamadas
  • acesso a todos os meus dados, sejam locais ou on-line
  • uma mesa para trabalhar

Junto tudo isso e então posso trabalhar onde quer que a estrada me leve, seja uma área de descanso em uma rodovia, um estacionamento no centro da cidade ou na praia ao pôr do sol.

Um aviso importante sobre os dispositivos e dicas a seguir: A maioria dos elementos do escritório do carro devem ser usados enquanto o carro está estacionado com segurança. Esqueça a multitarefa enquanto dirige, porque se distrair provavelmente não terminará bem. Seja o que for – corrigir esse problema de faturamento na contabilidade ou revisar as projeções do próximo trimestre – pode esperar. Os riscos de danos, ferimentos ou coisas piores são muito altos.

O que segue é um resumo da minha experiência, os produtos que uso todos os dias que transformam meu carro em um escritório de quatro rodas e dicas sobre o que funciona e o que não funciona. Vá em frente, aperte o cinto e mãos à obra. Só não esqueça sua carteira de motorista.

Jogo de poder móvel

A maior diferença entre o escritório típico e o seu carro se resume à potência – ou à falta dela. Enquanto alguns veículos mais novos têm tomadas CA e portas de alimentação USB, eu precisava reformar meu carro para operar todo o meu equipamento a partir de suas três tomadas de isqueiro.

Para começar, minha maneira favorita de carregar meu telefone e hotspot é com o carregador de carro de US$ 50 e 160W da Baseus. Ele se conecta à tomada mais leve do painel e usa a tecnologia QuickCharge 5 da Qualcomm para reduzir o tempo de carregamento de dispositivos que podem lidar com suas densidades de energia mais altas, como meu telefone Samsung Galaxy S20 5G.

As três tomadas USB do carregador Baseus podem carregar tudo, incluindo 100 watts de sua porta USB-C primária (para meu tablet) e 30 watts cada uma para uma segunda porta USB-C (para meu hotspot móvel) e uma porta USB tipo A tradicional (para o meu data drive). A chave é que seu chip de conversão de energia usa a tecnologia shielded gate trench para evitar o superaquecimento, mesmo quando tudo está conectado.

Quando preciso de mais energia, como para alimentar meu laptop, recorro ao PV200CUSB PowerVerter da Tripp Lite. Ele aumenta a saída CA para 200 watts, cabe no porta-copos do meu carro e é alimentado pela tomada DC no cinzeiro do carro. Além de um par de portas de alimentação USB-A, o inversor do PowerVerter pode transformar a corrente direta de 12 volts do carro em eletricidade de 110 volts disponível em um par de tomadas CA.

O PowerVerter funcionou bem ao carregar meu notebook enquanto operava uma impressora a jato de tinta. No lado negativo, ele ocupa meu porta-copos e possui um ventilador que pode ser um pouco barulhento. Se 200 watts não forem suficientes, o boxy PV375 PowerVerter, da Tripp Lite, pode bombear 375 watts.

Para não esgotar a bateria do carro, cada um desses itens exige que o carro esteja funcionando para extrair energia. É aí que entra minha estação de energia portátil Anker 521. Não maior do que uma lancheira e pesando 8 quilos, é muito para carregar, mas pode operar o meu equipamento de escritório por um dia inteiro de trabalho – e não há necessidade de manter meu carro funcionando.

A Power Station possui uma bateria de última geração LiFePO4 de 256 watts-hora que é comparável à capacidade de 20 baterias do iPhone 12 e fornece duas tomadas CA de 110 volts (para fornecer até 200 watts), uma porta USB-C ( para até 60 watts), dois plugues USB-A (máximo de 18 watts) e um conector de isqueiro do carro (máximo de 120 watts).

Gosto muito da luz da Power Station para trabalho noturno, e sua tela pequena mostra o nível da bateria e o que está conectado. Meu truque é mantê-lo conectado à tomada do isqueiro do carro no banco de trás. Dessa forma, está sempre carregado e pronto. Eu o usei para executar todo o meu escritório móvel e para alimentar um laptop, um hotspot móvel e um pequeno projetor para uma festa ao ar livre. Posso recarregá-lo em cerca de quatro horas com o adaptador CA incluído; há também um plugue de isqueiro, mas demora mais. Por US$ 250, a Central Elétrica 521 é um bom seguro de energia; há também um pacote de US$ 580 que inclui um painel solar para fora da rede.

Começo a sentir sintomas de abstinência se meu telefone não estiver carregado e ao alcance. O suporte de montagem de carro de carregamento rápido sem fio da Acefast, de US$ 35, com alinhamento automático D1 15W é bom para ambos. Funciona com telefones com tela de até 7,2 polegadas, e o sistema de carregamento indutivo Qi integrado é alimentado pela tomada do isqueiro do carro.

Capaz de mover até 15 watts de potência, a eletricidade flui para a bateria do telefone através de um par de bobinas indutivas. Em outras palavras, não há problemas em conectar um cabo USB ao telefone. Felizmente, tudo o que faço é colocar o telefone no suporte e um motor interno fecha seus braços em volta do meu telefone.

Ele alinha automaticamente as bobinas de transferência de energia Qi para máxima eficiência. Quando preciso do telefone, pressiono o botão Quick Release e os braços se abrem. Funcionou bem conectado ao painel do carro, para-brisa ou ventilação do controle climático.

Dica profissional para dispositivos móveis: Pense em trazer um jump starter com tomadas CA e USB, como o Michelin ML0728 de US$ 150. É mais pesado que o Anker 521 Power Station, mas adiciona um alto-falante Bluetooth e um inflador de pneus, e pode ajudar a ligar o carro – e seu escritório – com uma bateria descarregada em uma manhã fria.

Internet em todos os lugares

Ter acesso à internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, não é um luxo, mas um requisito para os negócios. Eu uso várias abordagens para que eu tenha a tranquilidade de sempre poder me conectar.

Para começar, mantenho um hotspot móvel Netgear Nighthawk M5 no console central do carro. Também conhecido como MR5200, o M5 pode se conectar em qualquer lugar onde haja uma rede LTE ou 5G disponível para encher o carro com transmissões de dados Wi-Fi de 2,4 e 5 GHz. Com 4,1 x 4,1 x 0,9 polegadas, o M5 é um pouco volumoso devido à sua bateria de 5.040 miliamperes-hora.

Sua tela mostra a hora, os dados transferidos e um útil medidor de bateria. Ao longo de uma viagem de dois dias por New England, ele forneceu entre 23Mbps e 85Mbps de taxa de transferência usando a rede T-Mobile, com a bateria durando 19 horas e 30 minutos de uso ligado e desligado. Isso foi suficiente para o meu trabalho e adorei poder jogar um jogo on-line entre as conferências do Zoom. Um M5 desbloqueado custa US$ 800, mas se você não precisar da largura de banda 5G, o MR1100 baseado em LTE custa US$ 430.

Há outra maneira de banhar um carro em Wi-Fi, usando a porta On-Board Diagnostics (OBD) do carro. A tecnologia OBD está presente em todos os carros fabricados desde 1996. Geralmente é usada para visualizar dados automotivos por técnicos de reparo, mas a mágica aqui é que sua linha de 12 volts pode alimentar o hotspot Smart OBD do Spectrum Tracking.

Apenas do tamanho de uma latinha de bala de menta, ele desliza na porta OBD do carro. A parte mais difícil pode ser encontrar a porta. No meu carro, fica embaixo do painel, perto da coxa esquerda do motorista. Para encontrar sua localização, tente o manual do seu veículo ou acesse CarMD.com para obter a localização.

Uma vez no lugar, levou cerca de 30 segundos para acionar. O hotspot Smart OBD aproveitou a rede móvel AT&T na floresta do Oeste de Connecticut com transmissão de 18,9 Mbps nas bandas Wi-Fi de 2,4 e 5 GHz. Isso é suficiente para muitas das minhas necessidades on-line, mas a taxa de transferência subiu para 36 Mbps no subúrbio de Nova York, mais do que suficiente para executar transações com os servidores da empresa, pegar vários e-mails ou realizar uma videoconferência.

O dispositivo também rastreia a posição do carro usando GPS e transmite informações de diagnóstico – como velocidade do carro, temperatura do líquido de arrefecimento e voltagem da bateria – para seu aplicativo. Custa US$ 77, mas requer uma conta de dados móveis que pode adicionar US$ 10 por mês.

Por fim, há o antigo modo de usar um celular ou tablet como ponto de acesso. Meu Samsung Tab S8+ 5G foi conectado de forma confiável à rede da AT&T para fornecer até 117 Mbps de taxa de transferência na minha viagem a Boston. Felizmente, isso está perto do que meu escritório fixo tem. Faz eu sentir que meu carro é uma casa.

Dica profissional para dispositivos móveis: O uso de um serviço VPN de boa reputação pode ajudar a proteger seus dados enquanto estiver em trânsito. Eu uso NordVPN. Com pontos de conexão em quase 60 países e 16 cidades norte-americanas de costa a costa, custa cerca de US$ 83 por ano para um plano Standard de dois anos – um pequeno preço a pagar.

Fale, fale, fale

Para garantir que obterei o sinal móvel mais forte possível para chamadas telefônicas, adicionei o weBoost Drive Reach ao escritório móvel do meu carro. Um amplificador de sinal de telefone é conceitualmente semelhante a um extensor de Wi-Fi, exceto que estende o alcance de uma rede móvel. O Drive Reach pega um sinal de celular 4G ou 5G, o amplifica e retransmite um novo sinal de celular.

Foi surpreendentemente fácil de configurar. Anexei a antena magnética ao teto do carro, escondi a antena interna atrás do assento do carro e conectei os cabos da antena ao booster. Depois de ligá-lo com a tomada do isqueiro do carro, o Drive Reach ficou on-line mostrando uma luz LED verde.

Fora de Hartford, Connecticut, o booster me recompensou com um serviço telefônico confiável, uma barra extra de força de sinal e uma melhoria de 19% na velocidade de dados, de 109Mbps para 135Mbps. No lado negativo, o booster fica quente e precisa estar aberto ou escondido sob o assento do carro. Ele custa US$ 500 e não requer um contrato de serviço.

Enquanto trabalho à beira da estrada, costumo usar o viva-voz Bluetooth do carro para conversar com os clientes. Isso não funciona tão bem quando está barulhento lá fora. Para esses momentos, eu coloco meus fones de ouvido com cancelamento de ruído imerso Belkin Soundform em meus ouvidos. Eles se encaixam perfeitamente e soam muito bem. Para atender uma chamada, basta tocar no fone de ouvido duas vezes.

A chave para o sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC) de última geração do Immerse é o uso de dois dos três microfones em cada botão para criar uma onda sonora que neutraliza o ruído externo. Há um interruptor no topo de cada botão para ligar o ANC com um toque rápido. Os fones de ouvido Immerse são vendidos por US$ 180.

Dica profissional para dispositivos móveis: Descobri que a maneira mais fácil de dirigir e ligar com segurança é conectar meu telefone ao sistema Bluetooth do meu carro e usar a interface do telefone do carro, que pode ser controlada com botões no volante.

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