Claranet cria unidade de negócios para nuvem pública

Thiago Duarte, ex-AWS e Red Hat, liderará a nova divisão. Planos sucedem aquisição da Mandic feita em 2022

Author Photo
10:01 am - 22 de junho de 2023
thiago duarte, claranet Thiago Duarte. Foto: Reprodução, LinkedIn

A Claranet anunciou investimentos para fortalecer e expandir a sua unidade de negócios para soluções e serviços de nuvem pública. Os planos sucedem a aquisição, em 2022, da Mandic, tradicional empresa brasileira do mercado de TI, herdando um portfólio amplo com soluções de cloud, cibersegurança, dados, DevOps, serviços gerenciados e plataformas digitais.

Para liderar a divisão, a Claranet contratou Thiago Duarte para o cargo de diretor executivo de public cloud. Duarte acumula mais de 25 anos de experiência em serviços gerenciados, serviços de infraestrutura e atendimento ao cliente, obtidos em gigantes de TI, como Amazon Web Services, Red Hat, T-Systems, HP Brasil e EDS.

“As empresas estão em busca de meios para acelerar sua inovação, e a nuvem pública é uma excelente alternativa para isso. Queremos apoiá-las com nossa experiência na integração e utilização das nuvens”, declarou Duarte.

Segundo a Claranet, a nova área está estruturada de forma a compreender as necessidades dos clientes, construindo ofertas e produtos conforme essas demandas. A divisão, que também assume o perfil consultivo da Claranet, também terá capilaridade para atender desde pequenas empresas até grandes organizações.

Leia ainda: BB usa IA e 5G para avançar na hiperpersonalização do atendimento

A empresa também promete investir fortemente na qualificação da mão de obra por meio da criação de um programa de excelência em nuvem pública, investindo em treinamentos e certificações dentro e fora do Brasil. Um Centro de Excelência em nuvem pública, onde entregará serviços de ponta a ponta aos clientes, está a caminho.

“O centro deve entrar em operação nos próximos meses e ficará responsável por todos os serviços de nuvem pública dentro da Claranet, incluindo pré-venda, primeiro atendimento, criação de produtos e ofertas, atendimento ao cliente e operações”, detalha Duarte.

Apesar de criar uma nova unidade de negócios dedicada, a Claranet lembra que já opera com a oferta de nuvem pública desde sua chegada no Brasil. Globalmente, a empresa conta com áreas estruturadas para atender a esse mercado, com presença em 11 países. “A proposta agora é acelerar a operação e a consolidação dessa área”, explica Duarte.

“O mercado vive um momento em que as organizações querem – e precisam – de uma infraestrutura que lhes permita inovar mais rapidamente, com eficiência, flexibilidade e custos reduzidos”, afirma, acrescentando que a meta é que a área acompanhe o crescimento da empresa, que projeta no próximo ano dobrar de tamanho em faturamento.

A unidade de negócios conta com especialistas dedicados e a empresa estima que a área triplique o número de profissionais no prazo de 12 meses, e prevê chegar a 1.000 colaboradores na unidade de negócios nos próximos anos. Inicialmente, há mais de 40 novas vagas abertas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.