Cinco áreas onde a arquitetura corporativa é mais importante do que nunca

As empresas estão empregando a arquitetura corporativa para melhorar a entrega de produtos, o gerenciamento de riscos e até a retenção de funcionários

Author Photo
9:27 am - 20 de maio de 2022
arquitetura corporativa arquitetura corporativa

A disciplina de arquitetura corporativa (EA – na sigla em inglês) é frequentemente criticada por forçar escolhas de tecnologia em usuários de negócios ou produzir análises de software que ninguém usa.

Mas a prática de EA está crescendo hoje, e arquitetos de qualquer descrição são difíceis de encontrar e “incrivelmente caros”, diz Marcus Blosch, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

A Forrester Research identificou mais de 20 tipos de funções de arquitetura corporativa sendo usadas por seus clientes. Eles variam de arquitetos organizacionais que definem modelos de negócios e operacionais a projetos, plataformas e arquitetos digitais. “A lista está crescendo cada vez mais”, diz Gordon Barnett, Analista Principal da Forrester, “afastando-se da EA que apenas analisa aplicativos e infraestrutura para ser verdadeiramente empresarial. Você precisa de um ecossistema de especialistas no assunto. Você pode não chamá-los de arquitetos, mas eles ainda fazem o papel de um arquiteto”.

Veja como os profissionais de EA experientes estão ajudando as empresas a enfrentar três dos desafios de negócios mais urgentes da atualidade.

Resiliência e adaptabilidade

Com tudo, desde paralisações por Covid até sanções econômicas que interrompem operações e cadeias de suprimentos, as empresas estão recorrendo a insights da EA para prever e responder a problemas com mais rapidez e eficácia.

Embora a resiliência sempre tenha sido um foco da EA, “o foco agora está na resiliência proativa” para melhor antecipar riscos futuros, diz Barnett. Ele recomenda expandir a EA para mapear não apenas os ativos de tecnologia de uma empresa, mas todos os seus processos que dependem de fornecedores, bem como trabalhadores em tempo parcial e contratados que podem ficar indisponíveis devido a pandemias, sanções, desastres naturais ou outras interrupções.

As empresas também estão procurando usar a EA para antecipar problemas e planejar recursos como balanceamento de carga de trabalho ou computação sob demanda para responder a picos de demanda ou interrupções do sistema, diz Barnett. Isso exige que os arquitetos corporativos trabalhem mais de perto com a equipe de gerenciamento de riscos e segurança para entender as dependências entre os componentes da arquitetura, para entender melhor a probabilidade e a gravidade das interrupções e formular planos para lidar com elas.

A EA pode ajudar, por exemplo, descrevendo quais provedores de nuvem compartilham as mesmas conexões de rede ou quais remetentes dependem das mesmas portas para garantir que um provedor de “backup” não sofra a mesma interrupção que um provedor principal, diz ele.

Planejamento para interrupção da cadeia de suprimentos

Mike Small, Chefe da região norte-americana da empresa de engenharia e soluções digitais AKKA & Modis (que logo se tornará Akkodis), diz que a EA está ajudando empresas como fabricantes de veículos a entender se e como podem enviar produtos sem o complemento total de componentes difíceis de encontrar como semicondutores.

Alguns de seus clientes reuniram arquitetos corporativos com especialistas em produtos, analytics e cadeia de suprimentos para perguntar: “Ainda posso vender este produto com segurança sem 100% da lista de materiais? Se a resposta for sim, como faço para fazer isso quando meu sistema foi projetado para desvio zero das especificações do produto?”, ele diz. Isso pode exigir, por exemplo, uma análise de sistemas ERP para entender todas as dependências e funções que fazem referência a uma lista de materiais, diz ele.

A Radicle Science, que fornece serviços on-line para medir a eficácia de produtos de saúde e bem-estar, usa a EA para rastrear as APIs e os formatos de dados usados por seus fornecedores de dados para que as mudanças não atrapalhem os negócios, diz Sheldon Borkin, CTO da empresa. “Quanto mais avançamos em nossa modelagem sobre fornecedores terceirizados de logística”, mais a Radicle percebeu a necessidade de mapear não apenas as APIs que cada fornecedor usava, mas também o formato em que armazenavam os dados fornecidos à Radicle. “Precisamos escrever um adaptador para cada API e incorporar no EA a necessidade de tais adaptadores e a capacidade de rastreá-los”, diz ele.

Recrutamento e retenção de funcionários

Com a escassez de funcionários prejudicando as indústrias em todo o mundo, melhorar a experiência dos funcionários para reter talentos essenciais tornou-se um imperativo estratégico. As empresas estão usando a EA para fornecer não apenas melhores aplicativos e serviços, mas também uma experiência de trabalho que atrairá e reterá funcionários.

A AKKA & Modis reformulou tudo, desde sua rede até suas ferramentas de autenticação nos últimos anos “para fornecer a mesma experiência em um escritório físico ou em um local remoto”, diz Small. “O trabalho remoto levou nossos clientes a reconfigurar seu plano e estratégia de arquitetura corporativa. A EA é essencial para garantir que essas ferramentas de trabalho e colaboração remotas sejam escaláveis e seguras”, diz ele. “Esse é um diferencial importante que vemos tanto no recrutamento quanto na retenção de talentos”.

A EA também “desempenha um papel crítico em garantir que novos funcionários possam ser contratados da maneira mais rápida e fácil possível”, entendendo quais aplicativos e serviços um novo funcionário precisa no primeiro dia e garantindo que eles tenham esse acesso, diz Small. Fazer com que os novos contratados se sintam produtivos rapidamente é essencial para mantê-los, diz ele.

Barnett diz que a “arquitetura de pessoas” é uma forma crescente de EA que busca entender como mudanças como terceirização, downsizing e automação afetam a equipe e como ajudá-la a se adaptar. Nos últimos anos, por exemplo, muito do trabalho feito por um engenheiro de rede foi automatizado. Compreender como essas mudanças os afetam e como usar suas habilidades em novas áreas é essencial tanto para reter funcionários quanto para maximizar sua produtividade, diz ele.

Melhoria na entrega de produtos e serviços

Em todos os setores, as empresas ágeis precisam concentrar seus esforços de TI nos produtos e serviços que os clientes mais precisam, em vez de implementar a tecnologia por si só.

Small vê uma tendência de reimplantar a equipe que anteriormente trabalhava em equipes autônomas em tecnologias como nuvem ou data analytics em “pods baseados em projetos para atender a necessidades urgentes. A arquitetura corporativa é a cola que une essas unidades, analisando as necessidades gerais de negócios” e garantindo que o produto ou serviço desenvolvido funcione bem, diz ele.

Na Wells Fargo, a EA fornece a arquitetura de referência em nuvem que suporta a migração da gigante de serviços financeiros para a nuvem, desenvolvimento ágil de software e entrega de mais novos “produtos”, como aplicativos que orientam os titulares de um emprego pela primeira vez através da criação de uma conta bancária e obtenção de seus primeiro cartão de crédito, diz Manish Vipani, Arquiteto-Chefe Empresarial.

A EA também ajuda a Wells Fargo a integrar aplicativos voltados para o cliente e de back-office para criar uma experiência mais consistente em canais como aplicativos pessoais, Web, telefone e móveis. Sua prática de EA está ajudando na transição de uma arquitetura “semelhante a um ‘espaguete’” de conexões ponto a ponto “para mais de uma arquitetura do tipo ‘lasanha’ com camadas bem definidas conectadas via APIs”, diz Vipani.

O trabalho de suas centenas de EAs ajudou a Wells Fargo a, por exemplo, usar essa integração de dados para modernizar um processo de solicitação on-line de hipoteca residencial, preenchendo previamente alguns dados nos aplicativos dos clientes. Uma abordagem semelhante ajudou a reduzir o processo de solicitação de cartão de crédito de uma média de 25 minutos para quatro minutos, diz ele. Se a integração aprimorada puder informar ao aplicativo de cartão de crédito que um cliente tem um depósito direto no banco, ele poderá pré-qualificá-lo para um cartão e processar o pedido com um clique do mouse.

“Normalmente, queremos lançar o produto rapidamente e, se for bem-sucedido, implementá-lo em uma escala maior”, diz ele. “Isso requer a compreensão dos sistemas, seja uma plataforma bancária central ou gestão de patrimônio, que são todos expostos por meio de APIs”.

Dados de rastreamento e APIs

À medida que a Radicle trabalha para concluir mais testes virtuais de produtos de saúde com mais rapidez e provar seus resultados aos clientes, “nossa plataforma de software precisa coreografar as pessoas, participantes e suprimentos para tornar isso escalável”, diz Borkin.

Para atingir esse objetivo, ele está redefinindo os componentes de EA que mede para entender, por exemplo, quais dados devem ser armazenados em quais formatos para que possam ser estudados ao longo do tempo. “O importante é a comunicação entre a equipe de tecnologia e a equipe de pesquisa que realiza o teste”, diz ele. “Concordamos como empresa sobre os dados críticos que coletamos e como eles são organizados”.

A Radicle também está usando insights de EA para determinar não apenas quantos e quais tipos de bancos de dados manter, mas quando os dados devem ser trocados por meio de APIs ponto a ponto, normalmente entre serviços desenvolvidos internamente ou uma integração única, em vez de um camada de serviço comum projetada para ser estendida ao longo do tempo.

“Como estamos construindo um repositório plurianual de dados de pesquisa, apenas dizer ‘temos APIs’ não será suficiente”, diz ele. “Você pode não conhecer todas as APIs necessárias para se conectar a novas fontes de dados ou serviços, como para normalização de dados que precisam interagir com o repositório de pesquisa”. A Radicle usa a EA para “garantir que esse ativo de dados chave seja desenvolvido para expandir em amplitude e profundidade, mantendo-se fácil de acessar para descobrir novos insights de saúde”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.