Inteligência artificial é prioridade (e preocupação) de CIOs, indica estudo

CIO Report, da Logicalis, chega à 10ª edição apontando que nove em 10 líderes planejam integrar IA aos negócios em 2024

Author Photo
2:30 pm - 21 de março de 2024
Inteligência artificial e cibersegurança, ia generativa, Inteligência artificial e cibersegurança

A Logicalis lançou recentemente o tradicional estudo CIO Report, que chega à 10ª edição. Entre os mais de mil CIOs ouvidos globalmente, grande parte está investindo em inteligência artificial em 2024, sendo que a maioria se sente pressionado internamente para aproveitar as oportunidades trazidas pela tecnologia.

O estudo revela que 87% dos entrevistados já estabeleceram grupos de trabalho de IA e número semelhante (86%) está investindo para desenvolver habilidades entre os funcionários, apesar de a tecnologia estar em estágios iniciais.

A maioria também expressou preocupações sobre a IA ameaçar estratégias comerciais e trazer desafios de regulação: 86% começaram a trabalhar em políticas formais de uso de IA.

Leia ainda: Área de pesquisa da Nvidia impulsiona IA, gráficos e mais

“Os CIOs estão sendo desafiados a atender às necessidades atuais e olhar para o futuro dos negócios. A tarefa não é fácil, mas um esforço conjunto entre fornecedores, prestadores de serviços e clientes permitirá dar esse passo e resultará em um mercado mais maduro”, diz Rodrigo Parreira, CEO da Logicalis para a América Latina.

O estudo ouviu cerca de mil profissionais de negócios e de TI de todo o mundo, incluindo da América do Sul. Foram entrevistados executivos de empresas com mais de 250 funcionários e envolvimento em transformação digital e computação em nuvem.

Desafios adicionais

Além da IA, os CIOs estão enfrentando forças desafiadoras que os levam a reavaliar e reequilibrar prioridades com frequência. Quase todos os executivos ouvidos pelo estudo encontram barreiras para implementar transformação digital, com muitos citando falta de qualificação e de orçamento como desafios.

Ameaças cibernéticas impulsionadas por tecnologias poderosas como computação quântica também preocupam. 83% das empresas dizem ter sofrido um ataque cibernético em 2023, o que trouxe danos significativos, incluindo tempo de inatividade, perda de receita e de dados de clientes, além de multas.

Como resultado, a confiança permanece baixa, com apenas 43% dos CIOs se sentindo totalmente preparados para outro ataque.

Os CIOs também reconheceram a importância da infraestrutura de conectividade no suporte ao crescimento. Internet das Coisas (IoT) e 5G Privado foram destacadas, com 93% investindo ou planejando investir em 5G Privado para melhoria da experiência do cliente e do funcionário, supervisão em tempo real de inventário e ativos, conexão de áreas remotas e até mesmo habilitação de novas fontes de receita.

Encontrar equilíbrio entre lucro e propósito também está na agenda do CIOs. Entre os entrevistados, 93% acreditam que a tecnologia é essencial para o cumprimento das metas de sustentabilidade da organização e 89% confirmam ter metas para reduzir emissões de carbono.

O relatório pode ser visto nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.