Inteligência Artificial será grande tendência que exigirá foco dos CIOs em 2024

Executivos da DocuSign também destacam privacidade e higiene de dados como prioridades na agenda dos CIOs

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2:17 pm - 10 de janeiro de 2024
Inteligência Artificial e o impacto econômico na américa latina, hype da IA Imagem: Shutterstock

Converse com CIOs em 2024 e há uma probabilidade de você escutar com frequência que a tecnologia que receberá mais atenção no ano e, possivelmente, mais investimentos em curto prazo, será a inteligência artificial e a infraestrutura necessária para habilitá-la.

Na visão de Shanthi Shanthi, CIO da DocuSign, seus colegas estarão totalmente concentrados em 2024 em perceber o valor da inteligência artificial para otimizar processos organizacionais e redefinir o que é possível com dados. Soma-se a isso as preocupações com privacidade e higiene de dados.

“O rápido avanço da IA exigirá das empresas mais atenção e esforços na construção das bases adequadas e na escalabilidade de sua infraestrutura para suportar grandes cargas de trabalho necessárias para obter o máximo das ferramentas de IA generativa”, destaca Shanthi em artigo.

Para o CIO, será necessário um exame mais minucioso ao avaliar produtos de IA, com líderes cada vez mais concentrados em casos de uso baseados em valor e com a confiança avaliada em cada etapa do processo para lidar com preocupações de privacidade e segurança.

Estratégias com foco prioritário em dados também estarão entre as principais tendências e preocupações dos CIOs na agenda deste ano. Para Shanthi, os CIOs deverão perceber as principais áreas de oportunidade e as perspicácias de dados que impulsionarão resultados tangíveis para o negócio. “Isso requer a simplificação das estruturas de dados e o aprimoramento da análise de dados por meio de ferramentas como a inteligência artificial para obter os melhores benefícios”, recomenda.

Para Inhi Suh, Presidente de Produtos e Tecnologia da DocuSign, em 2024 começaremos a ver a incorporação da IA nas tarefas práticas do nosso cotidiano. A expectativa é que a IA torne tudo, desde negociações até tarefas diárias de trabalho, mais simples, rápidas e geralmente mais intuitivas. A própria Docusign vem aplicando a tecnologia no espaço dos acordos, além da Gestão do Ciclo de Vida de Contratos (CLM, do inglês) para assinatura eletrônica (eSignature) e em cada estágio do fluxo de trabalho do acordo, desde a elaboração e negociação de contratos até a verificação de identidade em tempo real de qualquer lugar e a síntese de várias páginas de linguagem legal densa em resumos facilmente compreensíveis.

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“A IA nos capacita a revolucionar completamente a gestão inteligente de acordos. Esperamos ver os resultados tangíveis dessa mudança transformadora no próximo ano: projetos serão concluídos em menos tempo, as pessoas tomarão decisões mais informadas que minimizam o risco, os funcionários terão mais tempo para se dedicar a trabalhos mais relevantes e inovadores, e os negócios ganharão velocidade. Na verdade, pesquisas mostram que o impacto da IA generativa na produtividade pode adicionar trilhões de dólares de valor à economia global”, explica Suh.

Ao conceber projetos de Inteligência Artificial, Kurt Sauer, GVP e Diretor de Segurança da Informação da DocuSign, aconselha, entretanto, cautela. “Organizações desejam aplicar IA e outras tecnologias disruptivas para transformar e inovar, mas sabem que o risco está presente nesse novo território e desejam abordá-lo com cuidado”, salienta.

Para Sauer, no próximo ano, mais organizações devem adotar uma abordagem de “sandbox” para inovação, onde podem obter os benefícios de testar novas tecnologias, metodologias e processos em um ambiente fechado, com menos riscos. “Isso não só permitirá que as organizações experimentem em velocidades mais rápidas, mas também identifiquem vulnerabilidades em tecnologia ou áreas que possam exigir diretrizes específicas desde o início”, reforça.

Nesse sentido, a empresa lançou o AI Labs, um programa projetado especificamente para permitir que a DocuSign aprimore o desempenho de modelos de IA por meio do treinamento de modelos e obtenha feedback dos clientes sobre como as capacidades de IA da companhia podem melhor atender às suas necessidades.

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Redação

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